Adir Ribeiro dá dicas para franquia de sucesso

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Especialista em gestão estratégica palestrou na Convenção Anual da Guia-se e falou sobre os papéis numa franquia de sucesso

Mais de 100 franqueados aplaudindo em pé. Foi assim que terminou a palestra ministrada pelo especialista em gestão estratégica Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business, durante a 5ª Convenção Anual da Guia-se Negócios pela Internet em outubro, em Indaiatuba/SP. Ter uma franquia de sucesso é o desejo de todo empreendedor e as estratégias para isso foram abordadas através do tema “Gestão Empresarial da Franquia – Os papéis do franqueado de sucesso”.

Para começar, Adir falou sobre o mundo em constante evolução e do qual a microfranquia faz parte, como protagonista. “Isso exige o desenvolvimento contínuo de novas competências. Para se ter ideia, próximos 10 anos, 60% dos cargos e funções que vão existir ainda não existem hoje. Muitas empresas não existirão mais se continuarem a fazer o que fazem hoje, sem evoluir.” Segundo ele o mundo é “VUCA”, uma sigla em inglês que traduzida traz os conceitos de volátil, incerto, complexo e ambíguo, com mudanças em alta velocidade, imprevistas e impulsionadas por diversos fatores e de várias maneiras. “Os franqueados são agentes transformadores desta mudança”, diz. “E o problema do adulto não é o que ele não sabe, é o que ele aprendeu, foi caro, e ele não abre mão para aprender uma coisa nova.”

O especialista enfatizou que para ter uma franquia de sucesso é preciso avaliar o que as redes com bons resultados têm em comum. “O franqueado também tem seu papel em uma franquia de sucesso. Ele precisa ter um comportamento empreendedor, com qualidade de gestor, e estar intimamente ligado com pessoas, finanças e vendas”, afirma. “O verdadeiro poder do empreendedor é saber transformar informação em conhecimento. E ele deve ter em mente que os relacionamentos produzem resultados, afinal, CNPJ não toma café, é o CPF que toma.”

Adir contou que sempre é abordado por pessoas que querem saber como ter uma franquia de sucesso. “Mas infelizmente as pessoas pensam em ter um negócio próprio pelos motivos errados, eles não querem ter chefe, querem trabalhar menos. E ser empresário é ter o chefe mais tirano do mundo”, enfatiza. “Em um programa de Tv perguntaram o que é ser empreendedor para mim. E eu disse que ser empreendedor é lutar todos os dias contra a sua zona de conforto, porque ela te abraça, ela te acaricia, te diz que você não precisa acordar cedo e buscar clientes. Mas precisa, coloca a pasta embaixo do braço e vai ‘pastar’ e procurar cliente.”

Para o palestrante, os franqueados podem morrer por dois motivos: fluxo de caixa e vaidade. Ele lembra que o Brasil não enfrenta a primeira crise, nem a última, mas que sobrevive quem se preparou com fluxo de caixa. “A crise é uma oportunidade extremamente virtuosa, porque ela obriga a gente a se mexer, a repensar as coisas e as grandes sacadas ocorrem nesse momento. Não se sai de uma crise repetindo comportamento.”

Durante a palestra, Adir explica que o franchising é a oportunidade de operar um negócio estruturado, mas nunca um sucesso garantido. Uma franquia de sucesso, na visão dele, tem a clareza do papel das partes, quem faz o quê na relação. “Brasileiro tem o talento de terceirizar a culpa. Mas metade do sucesso é responsabilidade da franqueadora e metade do franqueado, a soma dá 110% a 120%. Isso é sinergia. Não percam energia com coisas desnecessárias. Fale com as pessoas e não sobre pessoas. Vamos brigar no mercado e não dentro da franquia, temos que estar muito fortes juntos. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, juntos o bicho corre.”

O especialista afirma que dentro de uma franquia de sucesso, a franqueadora tem que olhar para a frente e planejar os próximos 3 a 5 anos. Já o franqueado tem que olhar para o seu próximo ano. “Cada um no seu quadrado e a gente forma um mundo redondo, pode acreditar”, brinca. “Mas empenho é o que gera desempenho. Por isso temos que nos capacitar. Recomendo muito o curso Empretec do Sebrae, que trabalha o comportamento empreendedor.” Adir cita a frase de Ray Kroc, fundador do McDonald’s, que diz: “Se você acha treinamento caro, confere o preço da ignorância”.
Ele explica que planejamento tem relação com gestão e que em franquias de estruturas mais enxutas é o franqueado que exerce os três papéis principais. “Existem três competências distintas e todos são bons em apenas uma delas: finanças – o lado frio, pessoas – o lado humano, e vendas – o lado que gosta de cliente. Precisamos refletir qual dos três chapéus é mais confortável para você. Se você é uma microfranquia, use o chapéu certo, na ocasião adequada”, orienta. “Se tiver sócio, tenha um complementar e não igual a você.”

Adir ressalta que, para ter uma franquia de sucesso, é preciso ter em mente que excelência tem relação com hábito. “Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. A excelência não é ato, é hábito”, diz. “Também temos que ter paciência e memória. A memória para lembrar que tem que ter paciência”, brinca. Para finaliza, ele deixa uma dica para refletir: “O que é importante não muda, é ‘fisical’. A grande tendência agora é integrar o físico com digital.”

Clique aqui e confira um vídeo inspirador exibido por Adir Ribeiro durante a palestra.

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By |2018-04-23T11:54:33+00:00novembro 6th, 2015|Franquias de Sucesso|0 Comentários

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