Curso Gratuito de Google Adwords

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Curso gratuito Google de Adwords – Como gerar resultado com pouca verba

Faça um rápido da franquia de marketing digital sobre Adwords para entender como funciona essa maravilhosa ferramenta do Google:

Este curso gratuito de Adwords é ideal para quem quer saber mais sobre a ferramenta, mas não necessariamente quer ser um franqueado da Guia-se Negócios pela Internet, como também para aquelas pessoas que querem se tornar franqueadas.

O que esperar deste curso gratutio de Adwords:

– Entendimento estrutural de Adwords e dicas estratégicas.

O que não esperar:

– Conhecimentos específicos do seu negócio e conhecimento sobre o gerenciamento da ferramenta.

O que é Adwords?
É a ferramenta que gerencia links patrocinados. É importante enfatizar que não é porque você está bem posicionado na busca natural que você não vai trabalhar o Adwords e vice-versa. Com o Adwords você consegue fazer com que os anúncios atinjam a região em que você está localizado e consegue atingir pessoas que estejam procurando exatamente seus produtos e serviços.  

Como funciona:
O usuário busca pela palavra-chave do seu negócio, encontra o anúncio, visita o site, entra em contato com a empresa (conversão) e compra o produto ou serviço. Pode ser que o contato seja on-line, ou pode ser que ele dê uma forma de contato para você. O importante é saber que, se o cliente clicou no anúncio, ele tem que ir para uma landing page, que é uma página extremamente coerente com o que a pessoa pesquisou.

Se a pessoa pesquisou “rosa”, ela tem que ir para a página das rosas. Se ele for para a página inicial do site, a conversão é mais difícil. Existem também anúncios para celular, com extensão Click to call, que a pessoa liga a partir do anúncio, sem ter a necessidade de ter um site. Anúncios com extensão Click to Call registram aumento de 5% a 30% na taxa de conversão.

Caraterísticas do Adwords:
– O anunciante atinge exatamente os usuários interessados;
– Controle total e flexibilidade de investimento: o cliente só paga os cliques que obtiver;
– Anúncios podem ser ajustados a qualquer momento: você pode medir o resultado de sua campanha e alterar o anúncio;
– Acompanhamento total dos resultados a partir dos relatórios;
– É possível obter alta segmentação por cidade, estado, país e horário.

Resultados:
Com o Google Adwords, você pode ter dois tipos de resultados: – Conversão – pessoas que entram em contato com a sua empresa; – Branding – fortalecimento da marca, gerando envolvimento. Para trabalhar com pouca verba, é necessário uma campanha com alta performance, muito bem estruturada (High Performance Campaign). É preciso aproveitar cada real que você investe, porque é o gasto é limitado.

Qual a estrutura de uma campanha de Adwords?
– Você cria uma conta no Google Adwords;
– Dentro da conta você cria uma campanha;
– Dentro da campanha você cria um grupo de anúncios;
– Dentro do grupo de anúncios você cria um anúncio, utilizando as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

Como medir conversão
Em primeiro lugar é preciso ter uma landing page, para direcionar o usuário e medir a conversão. Esta conversão envolve também gerenciamento de verba.

O que você pode gerenciar em uma campanha de Adwords
– Rede de busca (Google/Parceiros);
– se vai colocar anúncio só no Google ou também em sites parceiros;
– Target (línguas/localização) – se é uma empresa grande, você pode colocar mais de um país, outras línguas;
– Orçamentos;
– Programação de horários;
– Diferenciações de campanhas nacionais e locais.

Grupos de anúncios – o que você pode gerenciar
– Conjunto de anúncios que deve estar diretamente ligado ao produto/serviço.
Exemplo: seu site vende flores, faça um grupo de anúncios de rosas em que:
– você criará anúncios específicos para rosas;
– palavras-chaves extremamente ligadas à rosas;
– anúncio direcionará para uma página específica de rosas.

Isso é você fazer um grande grupo de anúncios, ter relevância muito grande em relação ao que o usuário está buscando. Não adianta o usuário procurar “rosas” e você fazer um grupo de anúncios com a palavra violeta ou direcionar para a página principal. Isso não dá resultado.

Anúncios – o que você pode fazer?
– texto criativo com algum diferencial que chame a atenção dos consumidores;
– Ligação forte entre os anúncios, a palavra-chave e a parte mais relevante do site;
– Texto dinâmico do anúncio: colocar no título exatamente aquilo que o usuário procurou.

Exemplo de anúncio não profissional:
Grande Estoque de Cercas Todos os tipos de cercas e grades Garantimos o preço 3209-3188 www.outletdecercas.com.br Erros: título genérico, descrição confusa e falta de pontuação tornam o anúncio eficaz. Isso representa um custo mais alto por clique em seu anúncio.
CTR (Click Tax Rate): 3,66%

Exemplo de anúncio profissional:
Cercas de Madeira Customizadas Grande Estoque de Cercas. Agende sua Visita em Nosso Showroom. www.outletdecercas.com.br Acertos: Palavra-chave visível e em negrito; título do anúncio claro, com foco e chamativo; URL e texto de anúncio com iniciais em maiúscula, o que dá um resultado melhor.
CTR: 10,97%

O CTR maior é extremamente favorável para que você pague menos pelo seu anúncio.

Palavras-chave – o que você pode fazer
– Lance por palavra-chave;
– Atenção à baixa performance, baixo índice de qualidade, lance abaixo da primeira página, correspondência de palavra-chave e palavras-chave negativas. É importante que você consiga um bom índice de qualidade, que é ligado ao CTR, à landing page e faz que você tenha mais visibilidade com um custo menor.

Como o Google faz isso?
Se o anúncio está ligado à palavra chave e se a palavra-chave está indo para uma página. – Você pode usar a Key Word Tool para definer palavras-chave. – Utilize pelo menos 30 palavras-chave por grupo de anúncios.

Landing pages – como fazer?
Landing page é uma página com pouco conteúdo e formulário de contato visível. Uma boa campanha sem uma landing page não tem efeito. É como fazer uma propaganda da Rede Globo, mas ter uma empresa de fundo de quintal. Uma campanha bem estruturada não tem a ver só com o Google, ela precisa de uma landing page, mas é preciso medir as conversões com o Google Analytics, saber quantos compraram ou quantas pessoas enviaram seu contato. Outra maneira de medir a conversão é com a própria ferramenta do Google Adwords, que permite analisar por grupo de anúncios, colocando o esforço em campanhas que dão um custo por conversão melhor.

Algumas ferramentas:
www.rdstation.com.br
www.landingi.com.br/en
www.unbonce.com
www.guia-se.com.br

Enfim, como trabalhar em uma campanha com pouca verba?
– pacotes mensais vendidos por nossos franqueados. Ex: pacote de R$ 250
– o Google fica com R$ 150 e nós cobramos R$ 100 de gerenciamento. Um pacote desse tem que ser de no mínimo 6 meses.
– Pacote de R$ 500, R$ 300 para o Google e R$ 200 de gerenciamento.
– Pacote de R$ 1.000, R$ 700 para o Google e R$ 300 de gerenciamento.

Como fazer a campanha:
1 – restringir a campanha em um local alvo;
2 – Ter a campanha estruturada para aumentar o índice de qualidade (menor custo por clique);
3 – Definir palavras que mais convertem;
4 – Fazer teste A/B de landing page – criar duas landing pages para ver qual está dando mais retorno;
5 – Trabalhar de forma adequada os contatos recebidos (CRM) – não adianta gerar contatos se o cliente não está conseguindo atender;
6 – Verificar sazonalidade mensal – para saber quando é mais interessante fazer os anúncios;
7 – Utilizar a verba em um curto período de tempo – funciona muito bem.

Se tiver R$ 150 para usar em um mês, não quer dizer que tem que durar o mês inteiro, porque vai dar R$ 5 por dia e isso é quase nada. Você pode usar em cinco dias e gerar resultado muito grande para o cliente, impactando muito a marca dele. Se acabar a verba, o cliente pode esperar o próximo mês para colocar mais verba ou já coloca ao fim da campanha, porque esta gerou muito impacto.

É importante lembrar que resultados com o Adwords são resultado de muito trabalho e dedicação. Não adianta você falar que vai trabalhar só um pouco e dar resultado. Tem que trabalhar muito, ser focado. Se tiver estratégia, tiver vontade de fazer o cliente feliz, você vai fazer acontecer. Por outro lado, tem que preparar o cliente para os resultados chegarem. É inadmissível mandar contato para o cliente e ele não retornar esse contato. Ele tem que conseguir atender a esta demanda.  


 

Curso gratuito de Adwords – Módulo Básico

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By |2018-04-23T11:55:30+00:00março 26th, 2015|Cursos gratuitos da franquia|Comentários desativados em Curso Gratuito de Google Adwords
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