Internet das Coisas é tema de palestra na Convenção Anual

Principal » Notícias sobre Franquias » Internet das Coisas é tema de palestra na Convenção Anual

Conceito foi explicado pelo especialista Felipe Morais no primeiro dia de evento da franquia de marketing digital

Internet das Coisas foi o tema da palestra com o especialista Felipe Morais no primeiro dia da Convenção Anual da franquia de marketing digital Guia-se. A 7ª Convenção Anual da franquia online aconteceu de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba/SP, sede da microfranquia.

Durante o encontro da franquia de marketing digital, Felipe Morais, especialista em Planejamento Estratégico Digital e E-commerce explicou que a internet das coisas está relacionada a objetos conectados. “Não estamos falando especificamente de celulares, tablets, computadores e ou notebooks. Mas, sim, de fogão, geladeira, carro, avião e outros produtos”, explicou. “Internet das coisas é quando há interação entre os objetos, quando seu fogão ‘conversa’ com sua geladeira, via aplicativo, ou até mesmo a interação com seu carro.”

A Internet das Coisas vai além do que era previsto antigamente, de que seria possível ver um vídeo no Youtube na geladeira. Morais prevê que a tendência é uma geladeira avisar seu donos que os alimentos estão acabando, com base em um aplicativo que calcule a quantidade de produtos que você está acostumado a consumir na semana. “Para alguns tal processo parece inimaginável ou futurista demais. Mas em 2005 era impensável assistir o capítulo da novela das 8 dentro ônibus, às 3h da tarde, direto do seu smartphone. Atualmente já é algo natural”, ponderou. “A tecnologia está mais que presente em suas vidas, mas as pessoas só percebem isso quando algo para de funcionar e elas não sabem o que fazer”, observou.

Estar conectado não é tendência

Estar conectado já deixou de ser uma tendência, já é uma obrigação. Para o palestrante Felipe Morais, o mundo está em constante crescimento tecnológico e é preciso inovar. “Não dá para viver na mesmice. Dizer ao seu cliente, por exemplo, que irá fazer uma campanha para ele ganhar um monte de likes. Like não paga conta. Campanha de likes, somente se for um branding, para fortalecer a marca”, salientou.

Por isso é necessário, neste conceito de transformação digital, produzir algo diferente do que as pessoas já fizeram. A Internet das Coisas não age sozinha, depende da soma de diversos conceitos e tecnologia. Omnichannel, neuromarketing, BigData, mobile, entre outros são grandes aliados. “Mas é preciso entender que a internet não se resume em mídia, tem a ver também com comportamento e estilo de vida também”, completou.

felipe morais-franquia-de-marketing-digital 1

O CEO da franquia de marketing digital, José Rubens Oliva Rodrigue, com franqueados da Guia-se Negócios pela Internet

Franquia de marketing digital: tendência é entender as pessoas

Morais explicou ainda a importância de entender a necessidade das pessoas. “É essencial que o consumidor seja 360º e esteja no centro de tudo. Inovar no engajamento também é fundamental. Deve-se criar ações, modelos, e canais que permitam o cliente estar bem próximo de sua marca”, expôs.

Outras ferramentas e estratégias também foram citadas na palestra para identificar a necessidade do consumidor. Como a Fast Trading, que destaca alta escala x alto poder personalização. O uso da Mass Consumization permite integração de tecnologias, plataformas e canais com inteligência de dados. Data Driven Retail possibilita coletar, compreender, beneficiar e disponibilizar dados para tomadas de decisão de marketing. Pelo Beagons, é possível ter o mapa de calor da loja, comunicação de produto com o consumidor, analytics dos pontos físicos e disparo de mensagens para o celular do consumidor. Morais destacou ainda o uso do óculos virtual, que permite ao cliente conhecer melhor e marca.  E também Gôndola Virtual, Pop Up Store, em que o cliente realiza suas compras pelo aplicativo, apenas aproximando o celular ao código de barras do produto, e recebe tudo em sua casa.

 

Internet das Coisas é tema de palestra na Convenção Anual
Avalie esse post

Deixar Um Comentário

Internet das Coisas é tema de palestra na Convenção Anual
Avalie esse post