Franquia de Marketing Digital: como fazer uma consultoria bem sucedida

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Rodrigues fala sobre a metodologia que desenvolveu na Guia-se para prestar uma boa consultoria de marketing digital

O CEO José Rubens Oliva Rodrigues participou da 1° Semana de Marketing Digital da Guia-se Negócios pela Internet, realizada no dia último dia 5 de maio, e falou com franqueados, clientes Guia-se e profissionais da área, sobre como prestar uma boa consultoria de marketing digital, de acordo com a metodologia desenvolvida por ele, nos quase 20 anos de atuação da marca. Durante o webinário, Rodrigues lembrou um pouco a história da franquia virtual, que surgiu em 1997. “Nós vendíamos um guia virtual, por isso o nome Guia-se”, relembra. Ele também contou sobre os primeiros sites desenvolvidos pela rede em Indaiatuba e falou sobre a transformação da marca em franqueadora em 2010. “Foi quando passamos a ensinar outras pessoas a fazer o que poucos faziam: prestar atenção nos resultados dos clientes”, destaca.

No bate-papo, que pode ser conferido na íntegra no vídeo abaixo, Rodrigues fala sobre a metodologia  de consultoria da franquia de marketing digital, chamada de “Os pontos do marketing digital”. Ele apresenta uma tabela que deve ser utilizada como base para essa consultoria, estágio que chama de planejamento de necessidades. “O consultor precisa escutar o cliente e o cliente precisa de um consultor que tenha uma visão geral do negócio”, enfatiza. O CEO afirma que o marketing digital é só a ponta do iceberg e não resolve todos os problemas de uma empresa, mas é muito importante para que o negócio apareça. “Muito perguntam se o site vai funcionar. Depende. Resumidamente, se você tiver preço, praça, produto e promoção você vai vender”, frisa.

O especialista explica que, com a tabela de planejamento de necessidades, o consultor precisa ser franco com o cliente e vice-versa. Depois de classificar as necessidades da empresa em questão, o profissional deve dar uma nota, de 0 a 3, a cada um do pontos registrados, para saber  o que precisa ser desenvolvido, reformulado ou planejado. Em seguida, somam-se todos os pontos para chegar a uma classificação. “É um ponto de partida até a classificação ideal, quando a maioria dos pontos listados estão com nota 2 ou 3”, explica Rodrigues. Ele ainda lembra que o consultor não pode criticar duramente a qualidade dos produtos, como site, loja virtual ou rede social já existentes, pois isso pode afastar o cliente. O correto é apresentar ponto do que pode ser feito para melhorar.

No webinário, o CEO da franquia online destaca mais detalhes de como prestar a consultoria especificamente no caso de dois serviços oferecidos pela Guia-se, o SEO e os links patrocinados, especialidades de Rodrigues, que cuida pessoalmente das campanhas da microfranquia no Google Adwords e Facebook Ads. 

Conheça a metodologia de consultoria de marketing digital “Os pontos do marketing digital”, criada pelo CEO da Guia-se Negócios pela Internet, José Rubens Oliva Rodrigues, e entenda como como fazer uma consultoria de marketing digital bem sucedida:

 

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