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Facebook Ads: dicas certeiras para franquia de marketing digital

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Membros da franquia de marketing digital Guia-se receberam palestra do especialista Luciano Larrossa na Convenção Anual de Franqueados 2017

A franquia de marketing digital Guia-se Negócios pela Internet realizou a 7ª edição da Convenção Anual de Franqueados 2017 no mês de outubro. No terceiro dia de evento, a microfranquia recebeu o especialista no gerenciamento de anúncios no Facebook Luciano Larrossa, com dicas sobre Facebook Ads. Na ocasião, ele deu dicas de como gerenciar anúncios de forma eficiente na maior rede social mundial. O evento da franquia home office foi realizado de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba/SP, cidade onde fica situada a sede da Guia-se.

O Facebook Ads nada mais é que um sistema de mídia paga dentro do próprio Facebook.  Mas fazer com que tal ferramenta traga resultados positivos a sua campanha exige algumas ações estratégicas. Larrossa destacou que um dos erros mais cometidos no Facebook é não entender em qual contexto esta forma de anúncio está inserida. Com o destaque de novas mídias, como a internet, o comportamento das pessoas tem mudado quanto ao consumo de conteúdo. “Antigamente, quando o anúncio não agradava, a solução era desligar o aparelho e fazer outra atividade. O consumidor não tinha controle sobre aquele conteúdo. Mas atualmente é totalmente o contrário. Quando o conteúdo não agrada, a pessoa interrompe aquela experiência e pior: busca nova experiência no concorrente”, constatou.

Por isso, alcançar bons resultados está relacionado ao envolvimento com a  experiência. Larrossa explicou que, com o Facebook Ads, o mais importante não é a quantidade de pessoas que são alcançadas com o anúncio. O que vale mesmo é de que forma as pessoas recebem e estão sendo impactadas pelo conteúdo.

Franquia de marketing digital: como anunciar no Facebook Ads?

Durante a Convenção da franquia de marketing digital, o especialista ainda deu dicas de como ter retorno com anúncios no Facebook Ads. O primeiro passo é produzir um conteúdo de qualidade. “Ninguém abre o Facebook para receber anúncio, a maioria está em busca de aprendizado, informação e entretenimento”, explicou. “Aposte ainda num tema que está sendo destaque, dessa forma, a chance de um anúncio dar certo é bem maior. As pessoas vão clicar mais nele e o Facebook entenderá, a partir dos acessos, que o conteúdo é interessante. Isso deixará o conteúdo mais barato ou  fará com que ele chegue a mais pessoas.”

Fazer vídeos e lives também é essencial e são dois artifícios que mais funcionam no Facebook e Instagram. “A live tem mais apelo das pessoas (3 vezes mais tempo que no vídeo) e o número de comentários é maior’, ensinou. O motivo para essa diferença é a possibilidade de interação entre o internauta e quem está fazendo a live. Ela deve conter, no mínimo, 10 minutos de conteúdo. Isso porque nem todos conseguem assistir ao conteúdo desde o começo. “Faça ainda legendas, pois 80% das pessoas consomem o conteúdo sem som por estarem no trabalho ou no ônibus”, completou.

Faça anúncios também para sua lista de contatos

Busque utilizar ainda anúncios para pessoas que já interagiram com seu negócio no Facebook. “Se possui uma lista de e-mail ou telefone faça anúncio para esta lista”, orientou. Outra forma é fazer o chamado “remarketing”,  divulgando para pessoas que já visitaram seu site ou de seu cliente. Também é possível usar o “público semelhante”, quando é informado o público que visitou seu site e você pode solicitar ao Facebook usuários parecidos. Dessa forma, ele cria um segundo público. De acordo com Larrossa, vale a pena apostar ainda em anúncio para quem visualiza seu vídeo. O ideal neste caso é alcançar pessoas que ficaram assistindo-o por mais tempo. “Faça ainda anúncio com base no envolvimento da página, para atingir quem comentou, curtiu ou compartilhou informações”, indicou.

Outra dica dada aos membros da microfranquia é apostar primeiro no que é orgânico e só depois no pago. Larrossa recomenda que se faça testes, por exemplo: 10 vídeos na fan page, escolhendo três com mais interação, impulsionando-os durante 48h e em seguida impulsionando o vencedor. Trabalhar com avaliações da página também é fundamental. “Peça avaliações para clientes, pois as mesmas estão aparecendo nos anúncios. Sem falar que o Facebook está em busca de se tornar um motor de busca e certamente utilizará as avaliações como base para fazer ranqueamento”, revelou.

Mais dicas para ‘bombar’ seu anúncio no Facebook

Use mais a estratégia do sim. Funciona da seguinte forma: você posta uma imagem oferecendo um e-book, checklist e diz: “Você quer receber esse e-book? Comente ‘sim’ nessa imagem.” Antigamente utilizava-se muito e-mail para entregar o e-book, mas hoje o mais usado é o messenger.

Larossa também ensinou que é preciso ficar atento e colocar métricas que parem o anúncio quando ele estiver custando mais caro. “Vale a pena ainda testar outros tipos de anúncio, como Carrossel ou em forma de vídeo, sempre com legenda”, ensinou. Aposte também no ChatBot, programa de computador que simula um ser humano na conversa com outras pessoas. Mas a ferramenta permite ainda que a pessoa interrompa o “robô” e passe a conversar com o usuário. “Outro ponto positivo é que pode disparar conteúdos com todas as pessoas que já falaram com você”, disse.

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