(19) 3016-1270 | (19) 3894-2490 | 0800-8871155 (horário comercial)

Franquia Digital é destaque em publicação especial da Revista PEGN

Principal » Notícias sobre Franquias » Franquia Digital é destaque em publicação especial da Revista PEGN

CEO conta como a Guia-se precisou mudar três vezes antes de emplacar de vez no modelos de franquias e expandir

A Guia-se Negócios pela Internet é destaque na publicação especial da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que já está nas bancas. A edição de janeiro traz 100 ideias para montar um negócio em 2017, como oportunidades, tendências, nichos de consumo, modelos de negócio para empreender no Brasil.

Além disso, a revista apresenta estatísticas e cenários para consultar o ano todo. A história da franquia digital Guia-se é contada pelo jornalista Bruno Vieira Feijó em três páginas  na sessão “Como fazer como eu fiz – expansão”. Feijó entrevistou o CEO da Guia-se José Rubens Oliva Rodrigues. Ele conta como a franquia digital surgiu, em 1997, como um guia digital.

Rodrigues relembra que tudo começou quando amigos o convidaram para empreender num projeto relacionado à internet. Ele, que era representante comercial de uma metalúrgica, não entendia como a internet funcionava, mas acreditava no potencial dela para o futuro. Por isso, topou o desafio e manteve as duas atividades conciliando o emprego com o empreendedorismo até 2006. “Para entender mais sobre a empresa em que estava entrando, eu me matriculei em um curso de computação e programação”, lembra Rodrigues no texto da publicação.

Primeira virada da franquia digital

Rodrigues conta ao jornalista que, já em 1999, a franquia digital deu sua primeira virada e passou a desenvolver sites. Foram mais de 300 sites para pizzarias, lojas de móveis, pet shops, entre outros. Porém, em meados 2006, o negócio começou a mostrar dificuldades. A Guia-se precisou abrir mão de clientes para garantir qualidade e rentabilidade. “Em um ano saímos de uma carteira fixa de 200 clientes para apenas 100”, comenta.

De agências de marketing digital a franquia digital

Foi com a popularização da internet que a Guia-se se transformou em uma agência de marketing digital. A empresa incluiu em seu catálogo de serviços SEO, links patrocinados, e-mail, inbound marketing e gerenciamento de e-commerce. “O ticket médio mensal por cliente pulou de R$ 150 por R$ 1,5 mil, um crescimento de dez vezes em pouco mais de três anos”, frisa Rodrigues.

Mas nem tudo foi perfeito para a Guia-se. Em 2008, a empresa sentiu o peso da crise internacional e viu seu faturamento cair bruscamente. O CEO lembra que no ano seguinte se matriculou no MBA de Gestão Estratégica de Negócios. Ele prometeu desistir de tudo se não conseguisse mudar radicalmente e fazer a empresa crescer novamente em um ano. Foi quando Rodrigues teve contato com o modelos de franquias e, em janeiro de 2010, resolveu apostar no franchising.

Rodrigues afirma que o plano funcionou: “Em um ano, tínhamos 30 unidades que vendiam os nossos serviços”. A Guia-se não parou mais de crescer. Em 2016, a rede somou 123 franquias em 20 estados no Brasil e 3 mil clientes atendidos. Confira a matéria completa:

franquia digital

Franquia Digital é destaque em publicação especial da Revista PEGN
3.5 (70%) 2 votos
2018-04-23T11:53:18+00:00 Notícias da Franquia|

2 Comments

  1. Osvaldo 22 de janeiro de 2017 at 16:11 - Reply

    Olá,tenho 59 anos,trabalhei no Corpo de Bombeiros de São Paulo , hoje,tenho uma empresa de acessória em projetos de segurança de incêndio mas por incrível que pareça ,sempre fui ligado à marketing digital e hoje tento aprender e me envolver mais neste e nicho .Me.afiliei em algumas Empresas mas pretendo ir mais longe.
    Me interesso muito mais quando vejo matérias como está.Muito obrigado.
    Osvaldo Martinez.

  2. Leonardo 25 de março de 2017 at 17:15 - Reply

    Linda ideia. Sou do mundo da indústria e acredito nesse modelo colaborativo. Especialmente a atitude do amigo faz isso acontecer. Não há modelo perfeito, mas há bons modelos de negócio que vão adiante porque alguém dinâmico, conhecedor e estudioso do nicho que atua, que sabe esperar o tempo necessário e virar a chave quando precisa está na frente.

Leave A Comment