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Franquia home based abre Convenção com palestra sobre Marketing OnLife

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Rafael Kiso ministrou o conteúdo para parceiros e membros da franquia home based Guia-se Negócios pela Internet

A franquia home based Guia-se Negócios pela Internet abriu a Convenção Anual de Franqueados 2017 com uma palestra sobre “Marketing OnLife”. O conteúdo foi ministrado por Rafael Kiso, CMO (Chief Marketing Officer) na Focusnetworks – OnLife Business Group e fundador da mLabs. O tema foi exposto no primeiro dia da Convenção, 4 de outubro (quarta-feira), para parceiros e franqueados da microfranquia. O principal evento da franquia de marketing digital aconteceu de 4 a 6 de outubro (quinta e sexta-feira), em Indaiatuba/SP, cidade sede da Guia-se.

Durante a palestra aos membros da franquia home based, Kiso deixou claro que o conceito do Marketing OnLife veio para ficar, integrando a publicidade on e off-line para potencializar o resultado das campanhas. Afinal, nesta nova era do marketing, investir na internet não é mais inovação. Quem não está na rede não existe. Por isso a pergunta não é “se”, mas “como” investir, alinhando todas as ações de uma marca, de forma a envolver o público na história.

Por isso é preciso observar  o comportamento das pessoas e marcas diante de uma realidade pós-digital. Um cenário que passa a ter uma diversidade imensa de produtos conectados, não apenas celulares e computadores, ampliando a variedade de ferramentas. A prova dessa realidade são os dados divulgados pela Inteligência Coletiva. Até 2.020, 50 bilhões de objetos estarão conectados entre relógios, óculos, copos, tênis e muitos outros. São produtos que a cada dia deixam de ser simples objetos e passam a ser também meios de comunicação entre empresas e clientes. A principal dúvida é: como será realizada esta relação?

Marketing On-Life para entender a necessidade das pessoas

Como resposta à questão, durante a Convenção da franquia home based, Kiso falou sobre importância realizar ações de Marketing On-Life. Esta mídia de engajamento tem por objetivo fazer com que a marca torne-se parte da vida conectada das pessoas. Por isso é fundamental identificar o “ponto de dor” (necessidade) do cliente. “Estar presente não é o suficiente. É preciso fazer parte da vida das pessoas com informações relevantes. Entender como é a vida dela e acompanhar a sua jornada”, discursa.

Para não tornar-se refém de um mundo saturado de mídia, Kiso salienta a necessidade de inovar e criar novas experiências. Segundo ele, é fundamental pensar e agir com mais publicidade e menos propaganda. “As pessoas costumam se interessar em publicidade, enquanto que a propaganda é vista como algo empurrado”, diz.  Segundo o palestrante, não se deve deixar de fazer propaganda, porém existem o momento certo e correto para tal ação.

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Parceiros e franqueados da franquia home based Guia-se marcaram presença na Convenção Anual, que aconteceu de 4 a 6 de outubro

Ferramentas para poder entender e atender

Ainda no primeiro dia de Convenção da franquia home based, Kiso explicou que as redes sociais podem ser grandes fontes de inspiração de conteúdos. Para ele, não basta apenas monitorar o que é dito sobre marca nas mídias, mas o papel do profissional é entender todo o contexto do setor que a mesma está inserida. Apenas dessa forma será possível identificar as tendências, bem como as necessidades dos clientes, e por fim vender seu produto e serviço de forma a ajudá-lo a resolver o “ponto de dor”.

Outra ferramente sugerida por Kiso é o Co-branding. Esta estratégia prevê que duas ou mais marcas complementares, referências no mercado, se associem para se diferenciarem diante das demais empresas concorrentes. Dessa forma, conseguem oferecer ao consumidor produto ou serviço com maior valor agregado. Na ocasião, o palestrante deu como exemplo uma ação realizada pela Pulmann, que criou receitas utilizando bisnaguinhas em parceria com o site Tastemade. Mais que propaganda, as marcas untas ofereceram conteúdo ao internauta.

Cases de sucesso com o Marketing On-life

Para finalizar a primeira palestra da Convenção Anual de Franqueados da franquia home based, Kiso apresentou aos presentes alguns cases de sucesso. Um deles foi o case C&A Fashion Like, uma ação de experiência que ajudou os consumidores a tomarem decisão no momento da compra através de likes registrados nos cabides das roupas. Outro exemplo foi o case da Huggies, que criou um sensor que detecta quando a fralda da criança está cheia e precisa ser trocada. O “alerta” à mãe ocorre via aplicativo ou pelo Tweet Pee.

O case da Heineken (#opensp) também foi apresentado durante o evento da microfranquia. Na ocasião, relógios públicos de rua viraram pontos gratuitos de wi-fi. Ao se conectar, a pessoa era “enviada” diretamente para um site que informava onde haviam bares mais próximos que forneciam a cerveja.

Outro case apresentado pelo Riso foi da Social Home. A experiência personalizada utiliza dados do celular/Facebook do cliente para agendar visita à imóveis decorados. A pessoa agenda a visita pelo celular, baixa o aplicativo, e dessa forma fornece todos seus dados pessoais. Ao chegar no local agendado, tudo estará personalizado. Os porta-retratos são com fotos da família; ao tocar a campainha é entregue a comida preferida da pessoa; e um PIN mostra a distância entre o imóvel e local de trabalho.

 

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