Luciano Larrossa fala sobre Facebook para Negócios na Convenção da franquia home based

Principal » Notícias sobre Franquias » Luciano Larrossa fala sobre Facebook para Negócios na Convenção da franquia home based

Especialista salienta a membros da franquia home based a importância de investir corretamente nas mídias sociais

Facebook para Negócios foi o tema que abriu o segundo dia de palestras da 6ª Convenção Anual da franquia home based Guia-se Negócios pela Internet. O tema foi apresentado pelo especialista Luciano Larrossa aos membros da microfranquia, empreendedores e também a profissionais liberais. O evento, que marcou o encontro Onda Azul Guia-2018, reuniu os profissionais em Indaiatuba, entre 4 e 5 de outubro.

Larrossa iniciou a palestra alertando os presentes sobre a necessidade de fazer anúncios tanto no Facebook quando no Instagram. A ideia foi mostrar o processo que ele faz com os próprios clientes, para que os franqueados também possam aplicar o conhecimento junto aos seus. Na ocasião, ele contou que quando começou a atuar no segmento em 2010, os posts alcançavam até 70% dos fãs de forma orgânica. Mas, atualmente, se não tiver um investimento em dinheiro, dificilmente o Facebook atingirá esta porcentagem novamente em um post. O mesmo deve acontecer em breve com o Instagram.

Por isso é matematicamente impossível manter-se numa posição destaque no Facebook sem fazer anúncios. “Cada vez mais tem gente postando sobre o seu negócio nas mídias sociais, assim, é impossível que todos se destaquem de forma orgânica. Que continuar chegando às pessoas? Invista, aprenda a investir. Não é gastar dinheiro, é investir. É colocar dinheiro e ter retorno”, orienta.

Franquia home based: como preparar a campanha para seu cliente

Compreendida a necessidade de investir, agora é necessário ficar o processo de preparação de campanha. Larrossa falou sobre a importância das franquias home based entenderem o que seus clientes vendem, como se fizessem parte da empresa, para na sequência conseguir “entrar” na cabeça do consumidor final. Enfim, é preciso buscar se colocar no lugar dos dois, para montar uma boa campanha. Dessa forma, é fundamental buscar tudo sobre o cliente e o seu produto/serviço.

Para isso, vale a pena experimentar o produto ou serviço, visitar pessoalmente o negócio e compreender como funciona todo o processo de produção e trabalho. Faça reuniões focadas com o cliente e pergunte tudo sobre o público-alvo. Larossa deu a dica de criar um questionário para estabelecer quem é o público final das campanhas e enviar para que o cliente responda. As respostas permitirão utilizar a segmentação certa no anúncio, como faixa-etária, estado civil e como o cliente em potencial pensa. Embora muitas vezes o empresário não saiba claramente quem é o público-alvo dele, uma boa atuação da agência de marketing digital pode ajudá-lo.

Convenção Anual da franquia home based marcou o Onda Azul Guia-se 2018

É a hora de criar anúncios: o que o meu cliente quer?

Chegou a hora de criar o anúncio, mas, você sabe o que ou seu cliente realmente deseja? É vender um produto/serviço, criar contatos ou trabalhar o branding (melhorar o posicionamento da marca no mercado)? São três possibilidades que tem caminhos diferentes. É preciso ter em mente que é preciso direcionar corretamente o seguidor, de acordo com o objetivo. Após ele clicar no anúncio, poderá ser direcionado para uma Lading Page (página de captura), que serve para capturar contatos telefônicos, e-mails, etc. Ou para o WhatsApp, onde o processo é mais rápido e simples, tornando-se uma excelente ferramenta de vendas. Também para o Messenger e ferramenta de Chatboot; ou então para a página de vendas. Todos devem estar alinhados à posposta do anúncio nas redes sociais.

Na Lading Page, por exemplo, o conteúdo deve ser condizente com a informação de anúncio. Sendo assim, o formulário deve ser o mais visível possível, assim como o carregamento da página deve ocorrer de forma rápida. Caso contrário, a pessoa não terá paciência para aguardar, sairá da página. E você terá gasto para ela clicar no anúncio, porém, sem conversão. Já na páginas de venda, é importantíssimo ter o chat no site para, através deste contato, compreender as objeções do cliente final. Se está vendendo algo, no check out é fundamental que o comprador possa compreender as opções de pagamento e outros aspectos. Lembre-se: toda venda é emocional, por isso, se a pessoa tiver tempo para pensar, há a possibilidade de ela sair da página.

Processo de vendas impacta na campanha

Por fim, pergunte ao cliente como funcionará o processo interno de vendas. Segundo Larrossa, os membros da franquia home based precisam ajudar seus clientes a entenderem que o retorno rápido é muito importante para o bom resultado das campanhas. Se o cliente deixar para responder um contato no dia seguinte, certamente o potencial interessado já terá esquecido. Consequentemente, o empreendedor interpretará de forma equivocada que a campanha não está funcionando. Mas o problema, na realidade, está no retorno no lead.

Não deixe de avaliar os resultados

Ainda durante a Convenção da franquia de marketing digital, Larrossa orientou sobre a importância de avaliar os resultados das campanhas. Por isso, pelo menos uma vez por semana a equipe deve se reunir e analisar os resultados de quanto está custando cada lead. É fundamental ainda alinhar a expectativa do cliente e saber o valor que ele pretende investir por mês em campanhas e quanto está disposto a pagar por lead.

É preciso também saber ter paciência, mas sempre manter o ritmo no processo de criação de conteúdo. Afinal, entre o cliente final seguir a página até, de fato, realizar uma compra, pode levar certo tempo. Vale a pena lembrar que isso é um funil de vendas e você deve ajudar o cliente a entender isso.

Na hora de fazer o anúncio, não esqueça de pedir para o usuário faça algo (Call to Action). Pode ser um “marque um amigo”, “deixe o telefone” e/ou “baixe um e-book”. “É importante sempre testar vários tipos de anúncio. Teste, teste, teste! Mas inicio o teste sempre com um valor pequeno. Conheça o seu público primeiro, depois pode investir mais”, diz Larrossa. “E seja estratégico. Não patrocine todos os seus posts, antes avalia qual teve melhor desempenho de forma orgânica.”

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela franquia home based Guia-se? Clique AQUI e faça o seu cadastro agora mesmo!

Luciano Larrossa fala sobre Facebook para Negócios na Convenção da franquia home based
Avalie esse post
By |2018-10-16T08:23:02+00:00outubro 16th, 2018|Franquias Home Based, Notícias da Franquia|0 Comentários

Deixar Um Comentário

Luciano Larrossa fala sobre Facebook para Negócios na Convenção da franquia home based
Avalie esse post