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Comportamento do Consumidor é debatido em Convenção

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Tema foi apresentado em palestra ministrada por Keila Silva, no primeiro dia de evento anual da Guia-se

A franquia home office Guia-se Negócios pela Internet recebeu na Convenção Anual de Franqueados a palestra “Comportamento do Consumidor”. O tema foi apresentado por Keila Silva, web analytics & Data Intelligence na Hypermarcas S/A e professora de Comportamento do Consumidor Online. Parceiros e franqueados da microfranquia assistiram a palestra no primeiro dia de evento, 4 de outubro (quarta-feira). A Convenção Anual foi realizada de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba, cidade sede da franquia virtual.

A apresentação de Keila foi a segunda do primeiro dia de Convenção da franquia home office. Para entender o comportamento, ela iniciou a palestra debatendo sobre as características do ato de consumir. Algo que vai além de apenas comprar, mas é relacionado a cultura e hábitos do consumidor, além da personalidade de cada um e necessidade de afirmação de status. Prova disso, segundo Keila, é que atualmente as pessoas estão conectadas o tempo todo e deixaram de ser apenas simples consumidores. Elas passaram a criam conteúdo para marcas, analisando produtos através das redes sociais e influenciando as demais pessoas com suas postagens.

Keila afirma que, a princípio a “internet 1.0” era acessada por consumidores que não tinham voz ativa. Assim como ocorre na televisão, apenas consumiam o que lhes era entregue. Na “internet 2.0” iniciou os primeiros passos rumo à interatividade. Atualmente, com a “internet 3.0”, as pessoas tornaram-se geradores de conteúdo e formadores de opiniões. Mas a grande questão, segundo a palestrante, é que tal opinião pode vir de forma positiva ou negativa. Por estar quase 24h conectado, o consumidor não tem mais barreiras para emitir sua opinião. Faz isso em tempo real, pelo próprio celular, muitas vezes por impulso e no calor do momento.

Identificação do consumidor é primordial

Ainda durante palestra na Convenção da franquia home office, Keila falou da importância de se medir as avaliações feitas por clientes. A especialista orienta sobre a necessidade de identificar preferências do consumidor, como marcas consumidas e locais frequentados. “Atualmente, 90% do conteúdo existente na internet foi gerado nos últimos 2 anos. As pessoas falam, fornecem feedback de graça e dão informações sobre produtos e empresas”, diz. “É preciso identificá-las. Nas próprias redes sociais há informação para qualificar, analisar e tirar insights em busca de decisões mais assertivas.”

Segundo ela, analisar o consumidor a partir de sua classe social não é viável para preparar o set-up de uma campanha de marketing. Isso porque, na atual realidade, as pessoas “transitam” de forma frenética, o que faz com que as classes sociais deixem de ser claramente delimitadas. Por isso, o foco deve ser no comportamento dos consumidores.

Franquia home office: monitorar para ter planejamento

Keila ressalta ainda, aos franqueados Guia-se, que só através de um bom monitoramento de mídias é possível criar um bom planejamento de marketing. Segundo ela, é fundamental conhecer o mercado, mas é de extrema importância saber o que as pessoas falam sobre seus produtos e serviços na internet.

Por isso, deve-se buscar entender: quem é meu público? Pelo que ele se interessa? Com quem ele se conecta? O que consome? Como consome? Onde ele está? Com quem ele está? De que forma ele se conecta com o que é interessante para ele? A partir dessas informações, saberá com quem interagir.

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CEO da Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues, recepcionou os franqueados no primeiro dia de Convenção

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