Franquia Virtual

Principal » Notícias sobre Franquias » Franquia Virtual

Assista agora a apresentação da Franquia Virtual de Marketing Digital Guia-se!


Quer saber mais? Preencha o cadastro abaixo ou o nosso formulário de perfil.

FRANQUIA VIRTUAL – O que é, como funciona, vantagens, desafios e dicas

A franquia virtual, também conhecida como e-franchising, é qualquer modelo de negócio online que funciona no sistema de franchising. Ao contrário do que muitos pensam, a franquia virtual não se limita apenas às lojas virtuais. O mercado de franchising virtual vai muito além e vem ganhando uma projeção cada vez maior no Brasil. A franquia virtual pode ser uma loja, mas também pode ser um guia online, uma agência de turismo, ou uma agência de marketing digital, como a Guia-se Negócios pela Internet.

Um dos fatores que contribuem para o crescimento deste modelo de negócio é o baixo investimento inicial, o que torna as franquias virtuais baratas e lucrativas. No e-franchising, não há necessidade de investimento em ponto comercial, instalações e colaboradores, todo o trabalho pode ser feito pelo próprio franqueado sem sair de casa.

O sucesso neste tipo de negócio depende exclusivamente do trabalho, da pesquisa e da dedicação do franqueado. Ou seja, eles realmente são lucrativos, porém, podem exigir até mais esforço do que uma franquia convencional.

Com o avanço da internet e do comércio on-line, as franquias virtuais se tornaram uma tendência no franchising brasileiro e a expectativa é que, nos próximos anos, a quantidade de redes nesse modelo cresça ainda mais. Um pré-requisito básico para quem quer entrar nesse ramo é dominar a linguagem da internet, ou seja, não é preciso saber questões técnicas – isso, normalmente, é ensinado pela franqueadora em treinamentos-, mas entender como a rede funciona é um diferencial para aproveitar este momento.

Como funciona uma franquia virtual?

As franquias virtuais, em geral, funcionam da mesma forma que as franquias convencionais, com a cobrança de taxas como royalties e taxas de divulgação. Já os custos iniciais costumam ser inferiores aos investimentos em uma franquia tradicional.

O empreendedor também precisa, assim como no franchising off-line, analisar a empresa franqueadora e pesquisar o mercado antes de apostar no negócio. A franqueadora virtual também deve obedecer a Lei de Franchising (8.955/94), bem como as práticas de mercado e gestão atuais.

Algo muito importante e que deve ser observado por aqueles que estão interessados em investir em uma franquia virtual é quem realmente está sendo inovador e que empresa só está fazendo a releitura de negócios já existentes. Além disso, os franqueados virtuais precisam saber como acontecerá a transferência de know-how, para não correr o risco de começar os trabalhos “no escuro”.

Como se trata de uma franquia virtual, muito empreendedores esperam que todo o treinamento seja on-line, mas isso nem sempre acontece. É o caso da Guia-se, onde todos os franqueados passam pelo treinamento inicial e inaugural, que são presenciais, na sede da franqueadora, em Indaiatuba.

Vantagens, desafios e dicas para uma franquia virtual de sucesso

Além de ser uma franquia barata, a franquia virtual permite que o franqueado defina quando, onde e como vai trabalhar. Essa flexibilidade costuma ser muito boa, pois permite que o empreendedor se dedique mais à família, aos estudos e até a uma outra atividade. Como todo o trabalho é on-line, basta uma boa conexão com a internet para realizar as tarefas. Porém, para ter sucesso com a franquia virtual, é preciso ter disciplina, definir os horários de trabalho e separar o orçamento doméstico dos rendimentos da franquia.

Por se tratar de um negócio com baixo investimento inicial, o resultado financeiro mensal também pode ser menor do que o esperado. Franquias tradicionais, com marcas conhecidas, costumam ter maior rentabilidade, porém, exigem mais investimento financeiro. Em contrapartida, como o valor investido é menor, o retorno pode ser mais rápido do que na franquia convencional.

Uma boa dica antes de escolher uma franquia virtual para investir é questionar o tipo de suporte oferecido pelos franqueadores e conversar com franqueados que já estão na rede há algum tempo. A Guia-se, por exemplo, disponibiliza aos candidatos o contato de todos os franqueados, inclusive aqueles que deixaram a franquia, para que o interessado possa tirar todas as dúvidas quanto à rede, o acesso ao know-how, às tecnologias, processos e ferramentas.

O perfil do empreendedor também pode influenciar no sucesso da franquia virtual. É importante que o franqueado seja arrojado e dinâmico, esteja preparado para enfrentar obstáculos e seja persistente. Ele também deve estar em dia com as novidades tecnológicas, pesquisar sobre o universo digital e ter conhecimentos básicos sobre sistemas de informação.

Para empreender com uma franquia virtual, o interessado precisa constituir a empresa legalmente e recolher as respectivas obrigações tributárias, que devem estar inclusas, desde o início, no Plano de Negócios. Também é importante realizar uma pesquisa de mercado e conhecer o seu público-alvo. Como qualquer outro negócio, há riscos neste tipo de investimento, mas, se a decisão for motivada por uma identificação com a rede, a franquia virtual é uma excelente opção, ainda mais em momentos econômicos instáveis, como o que o Brasil passa.

11 09, 2017

Franquia de marketing promove treinamento a franqueados

Franquia de Marketing Digital, Franquia Virtual, Franquias Home Based|

Guia-se oferece treinamento com especialistas via internet, de 11 a 15 de setembro A franquia de marketing digital Guia-se Negócios pela Internet realiza nesta semana mais uma edição da Semana Técnica. O evento [...]

6 09, 2017

‘Marketing On-Life’ é tema de abertura em evento da franquia virtual

Franquia Virtual, Notícias da Franquia|

Convenção Anual de Franqueados 2017 terá outras cinco palestras no primeiro dia de evento A franquia virtual Guia-se Negócios pela Internet realiza em outubro o seu principal evento do ano: a Convenção Anual [...]

1 09, 2017

CEO da franquia home office Guia-se participa do Digitalks 2017

Franquia Virtual, Franquias de Sucesso, Franquias Home Based|

Evento destacou o tema "Transformação Digital" e contou com a presença dos principais nomes do marketing digital O CEO da franquia home office Guia-se Negócios pela Internet, José Rubens Oliva Rodrigues, participou da 4ª [...]

30 08, 2017

Franquia digital define cronograma da Convenção Anual

Franquia de Marketing Digital, Franquia Virtual, Franquias Online|

Evento promovido pela franquia digital Guia-se Negócios pela Internet para os franqueados ocorre de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba/SP A franquia online Guia-se Negócios pela Internet já definiu a programação da [...]

23 08, 2017

Franquias virtuais Guia-se participam de reuniões regionais

Franquia Virtual, Notícias da Franquia|

Encontros ocorreram em Indaiatuba, no Distrito Federal, e nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul As franquias virtuais Guia-se Negócios pela Internet participaram das reuniões regionais entre os [...]




Parceiros

Parceiros Rodapé