(19) 3016-1270 | (19) 3894-2490 | 0800-8871155 (horário comercial)

Felipe Morais fala sobre o consumidor multicanal para as franquias de sucesso

Principal » Notícias sobre Franquias » Felipe Morais fala sobre o consumidor multicanal para as franquias de sucesso

Membros das franquias de sucesso puderam saber mais sobre Omnichannel, uma tendência que cresce no Mmndo

O especialista em Planejamento Estratégico Digital Felipe Morais, que também é parceiro da Guia-se Negócios pela Internet, esteve no primeiro dia da Convenção Anual de Franqueados 2016, em Indaiatuba/SP. O evento, que ocorreu entre os dia 4 e 6 de outubro, reuniu as franquias de sucesso para palestras e treinamentos pertinentes ao universo do Marketing Digital. Esta é a 6ª edição do encontro proporcionado pela franqueadora e o tema desse ano é “#maisqueumnegócio”. Morais foi o primeiro palestrante a falar com as franquias de sucesso e o assunto abordado foi o Omnichannel.

“O mercado de varejo está mudando muito rápido. Comportamento de consumo é uma das coisas mais importantes, é o grande diferencial. Quanto mais entendermos as pessoas, mais saberemos como vender para elas. Omnichanel parte do principio que o consumidor é o centro de tudo”, destaca. O Ominichannel é a integração de todos os canais de uma marca, a fim de atender um novo conceito de consumidor. É aquele cliente que pode iniciar um processo de compra no site e finalizá-lo em uma loja física, ou vice-versa.  “O consumidor é o elo que liga a marca, a tecnologia, a comunicação. Isso é mais importante que redes sociais, e-mail marketing, tudo”, frisa.

Lojas físicas não vão morrer

Para o especialista, ao contrário do que muitos pensam, as lojas físicas não vão morrer.  Ele explicou as franquias de sucesso que as lojas são extramente importantes. Mas, elas precisam estarem digitalizadas com e-commerce, de forma que o marketing digital se torna parte do processo e não o processo. Morais citou a gigante americana Macys. Nas lojas da rede, o vendedor está sempre com um Ipad na mão e, se consumidor quiser caça azul, mas na loja física só houver a preta, o próprio vendedor faz o pedido pelo site e manda entregar na casa do consumidor. Ele também falou sobre a importância do Marketing Mobile para as marcas que investem neste novo conceito de negócio.  “Mobile é algo extremamente importante na ação Omnichannel. O celular nada mais é que um computador na mão de todos”, afirma.

Segundo Morais, em 2015, o acesso pela internet via mobile passou o via desktop. Cerca de 60% a 70% do acesso já é via dispositivos móveis. Já são 70 milhões de smartphones e, cada usuário, pega o aparelho, em média, 150 vezes por dia, sendo que só 6% das vezes são para fazer uma ligação. “A geração que não desconecta nunca, os jovens, podem não ter potencial de consumo mas influenciam seus pais. E daqui 5 a 6 anos vão consumir. Eles buscam a experiencia de consumo e de mídia. Por isso o Omnichannel é importante”, explica.

Omnichannel no Brasil

Sobre o conceito Omnichannel no Brasil,  Morais acredita que o marketing digital ainda esteja muito focado em mídias sociais e não no processo. “Muita gente acha que não é possível, que é coisa do futuro e não dá para fazer, mas dá”, ressalta. Ações de Omnichannel, como venda multicanais e pesquisas, fazem o consumidor gastar, em média, de 4 a 5 vezes a mais. “Se a sua marca não está integrada com todos os canais, você está perdendo venda”, destaca.  Para o especialista, é preciso rever o modelo de negócio, pois seguir o modelo tradicional não funcionará mais. O Omnichannel é fazer efetivamente tecnologia e marketing trabalharem juntos, entretanto tudo indica que está só sera a realidade no Brasil daqui uns dez anos.

Mesmo assim, algumas marcas já são referência no país, como a Amaro.com, marca de roupas que chegou com uma visão do “fora do país”. Outra empresa avançada é a Polishop, na qual as lojas são showroom e os clientes podem experimentar os produtos antes de comprar. Essa é uma tendencia da marca há mais de 10 anos. A Dafiti também abriu uma loja física que funcionou por alguns meses. A unidade era 100% on-line, ou seja, o cliente chegava na loja, logava no WiFi e escolhia as peças pelo aplicativo. Depois de provar e escolher, a compra era entregue em casa.  As marcas Hotel Urbano e Amazon, que eram apenas virtuais, também estão montando quiosques. Morais lembra: “Paulista está no shopping, tira foto da roupa, manda para as amigas, pergunta se compra, vê o preço que está na internet. O consumidor já está Omnichannel‘”.

franquias-de-sucesso-1

Dicas de Felipe Morais às franquias de sucesso

O especialista acredita que algo faz toda a diferença no varejo atualmente: “As pessoas compram e não as marcas vendem. Pequeno e médio varejista primeiro deve arrumar a casa, ter site, blog e redes sociais. O Omnichannel tem projetos gigantescos e milionários. Mas também tem para o pequeno, que tem duas lojas de roupa e uma loja virtual. Comprar on-line e retirar na loja é uma ação Omnichannel, mas ainda é uma iniciativa muito pequena”, resalta. Ele explica que, quanto menos tempo as pessoas têm, mais o varejo é afetado. Se uma marca não tem a opção digital, perderá venda, porque cada vez menos as pessoas tem tempo para sair pra comprar, como nos anos 80.

Sobre a Convenção da Guia-se, que reúne as franquias de sucesso, Morais afirma que a franqueadora conseguiu trazer profissionais gabaritados no marketing digital nos últimos anos de evento. “Foram tratados temas importantes como planejamento estratégico, neuromarketing, conteúdo e muito outros assuntos relevantes para o dia a dia dos franqueados. São profissionais-referência com atuação no mercado, por isso trazem a experiência do que está acontecendo agora para os franqueado”, finaliza.

Felipe Morais fala sobre o consumidor multicanal para as franquias de sucesso
4.5 (90%) 2 votos

Leave A Comment