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Franquias Home Based 2020: o que são e como não perder dinheiro?

O termo franquias home based ou franquias em casa (empresas com sede em uma residência) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Com toda a certeza, muitos especialistas afirmam, inclusive, que o trabalho em casa será realizado por mais da metade do brasileiros em um futuro próximo. Além disso, a expansão das redes de comunicação e a popularização dos dispositivos portáteis e móveis, como laptops, smartphones e tablets, foram fatores decisivos para que este tipo de trabalho se tornasse cada vez mais comum, permitindo que as mais diversas atividades sejam realizadas sem sair de casa.

Por exemplo, no home-based lucrativo, as empresas não possuem um espaço físico específico. Normalmente, todo o trabalho é realizado por poucas pessoas ou apenas uma, o proprietário. Desse modo, todos os processos e atividades acontecem em casa, não há horários fixos e nem salários programados, principalmente quando o negócio conta somente com um colaborador, ou seja, o dono.

Por consequência, alguns profissionais optam por abrir um negócio próprio, mas uma opção que vem ganhando adeptos, principalmente por conta da situação atual da economia brasileira, são as franquias home based de baixo investimento. Neste caso, o negócio funciona da mesma forma que as franquias tradicionais, mas sem sede e horários fixos. 

01. Onde surgiu o home-based?

Sem dúvida, quem pensa que trabalhar home based é algo novo está enganado. Desde a Idade Média, lojas e oficinas ficavam no mesmo ambiente que as casas, porém, no século 19, a Revolução Industrial levou os trabalhadores para as fábricas. De fato, este sistema, em que o trabalhador saía de casa para trabalhar, funcionou muito bem por anos. Entretanto, com o crescimento das cidades e, principalmente, com o caos no trânsito, cada vez mais pessoas querem deixar o trabalho convencional de lado para experimentar o home based.

Além disso, em 1980, o escritor futurista Alvin Toffler já profetizava em seu best-seller A terceira onda que a tecnologia permitiria que as pessoas voltassem a trabalhar de casa. De fato, ele acertou. Pois, com o início da Era da Informação, na qual se valorizam os serviços, a criatividade e a produtividade, trabalhar em casa se tornou uma tendência.

Talvez provavelmente, o mercado home based no Brasil é uma dos que mais crescem em nível mundial. Nesse sentido, o modelo de franquia de sucesso em casa veio na bagagem das empresas multinacionais. Para ilustrar, dados do Censo 2010 mostravam que cerca de 20 milhões de brasileiros trabalhavam e moravam no mesmo endereço, o que representava na época, um quarto da mão de obra ocupada do País. Por consequência, para acompanhar a tendência, a CLT brasileira foi adaptada e, na Lei 12.551, assinada em 2011, garantiu direitos iguais para trabalhadores remotos e locados nas empresas.

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02. Vantagens e desafios da franquia home based de baixo investimento

Certamente, uma das principais vantagens da franquia home based é o custo. Normalmente, este modelo de negócio possui baixo investimento inicial, no formato de microfranquia barata e lucrativa (aquela cuja taxa de franquia não excede R$ 80 mil) e sem a necessidade de um espaço, não há gastos com aluguel, reforma, mobília, entre outros. Além disso, o formato permite gestão de forma independente e pode ser uma ótima opção para quem acabou de perder o emprego e quer investir o valor da rescisão em um negócio próprio.

Sem dúvida, entre os benefícios da franquia home based barata e lucrativa estão a flexibilidade de horários, que pode resultar em mais tempo com a família e com os filhos. Por outro lado, não enfrentar engarrafamentos ou longos percursos para chegar ao trabalho; e não há um limite de ganhos, quem define isso é o franqueado. Já que é ele quem vai prospectar novos clientes e decidir quando expandir os negócios.

Com toda a certeza, a franquia home based de baixo investimento também inspira desafios. De tal forma que, a disciplina e foco no trabalho são exigidos com mais rigor dos franqueados que atuam em casa. Pois, como quase toda a atividade é realizada na própria residência, é essencial que o franqueado separe bem as tarefas do cotidiano das atividades do empreendimento. Por exemplo, em casa, o profissional corre o risco de se distrair, fazer outras coisas que nada tem a ver com a empresa e não alcançar as metas do dia.

Organização e planejamento são essenciais em uma franquia home based

Por isso, a organização é uma regra para quem quer investir neste modelo de negócio. Em primeiro lugar, o ideal é que o franqueado estabeleça horários específicos para as atividades da franquia home based 2020 barata e lucrativa  e use a flexibilidade proposta para contornar possíveis intercorrências no que já foi planejado. Além do desafio prático, a mistura do orçamento familiar com o da franquia também se torna um problema para alguns profissionais.

Ao mesmo tempo, outra queixa comum é a perda de espaço dentro de casa. Afinal, embora não seja necessário um espaço físico para receber clientes, o franqueado precisará de uma área para realizar as operações sem interferências.

Antes de mais nada, para decidir investir em uma franquia home based barata e lucrativa, o franqueado deve levar em consideração que terá todo o know-how e suporte da franqueadora. Sem dúvida, são fatores super importantes para quem não possui experiência na área. Entretanto, na mesma medida, o franqueado precisará divulgar a sua unidade, visitar em clientes e assumir múltiplas tarefas: vendedor, financeiro, analista, consultor, etc.

Como ter sucesso com uma franquia home based em 2020

De fato, todo negócio tem riscos e com a franquia home based não seria diferente. Primeiramente, o que deve ser observado pelo futuro empreendedor é se ele realmente gosta da atividade proposta pela franquia home based, no caso da Guia-se Negócios pela Internet é o marketing digital. Pois, quando a escolha da franquia home based é baseada na identificação com o negócio, o investimento tem mais chances de valer a pena. Já que  há harmonia entre o franqueado e a marca, o que vai motivar o profissional.

Nesse sentido, o CEO da Guia-se Negócios pela Internet, José Rubens Oliva Rodrigues, dá três dicas para quem busca o sucesso com uma franquia de marketing digital que vale a pena: ter um foco, traçar metas e objetivos, e ter sonhos. “Um projeto de sucesso na vida profissional pode e deve ser simples e lembrado diariamente. Você precisa saber o que vai fazer hoje, na próxima semana e nos próximos meses, para executar o projeto e alcançar seus sonhos”, destaca. Dessa maneira, uma forma saudável para começar um novo negócio é planejando todos os passos, assim, se algo der errado é mais fácil voltar alguns passos e corrigir.

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03. Franquia home based 2020: dicas do diretor da Rei do Mate para empreender

Visando elucidar o franchising, o diretor da franquia Rei do Mate, João Batista SIlva Junior, dá dicas sobre empreendedorismo aos parceiros e membros da franquia virtual que vale a pena. João Batista contou ainda como a Rei do Mate conseguiu chegar ao posto de destaque entre as franquias nacionais. 

De acordo com Batista, desde 1992 ele atua com franquias. Na época em que começou, trabalhava na formatação de um projeto para uma empresa espanhola, a qual contava com 75 unidades. Apesar dos 75 desafios, o diretor da Rei do Mate ressaltou que a paixão pelo que fazia era maior e decidiu ir atrás de profissionais mais capacitados que ele. Em busca de aprendizado, passou a fazer parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Descobri que muita coisa que estava fazendo que eu achava que estava errado chamava atenção de empreendedores que queriam aprender conosco”, revelou.

O case de sucesso da franquia Rei do Mate

Com certeza, todo o aprendizado na ABF, aliado a sua experiência no mercado, fez com que Batista chegasse a casa de chá brasileira Rei do Mate. Destaque entre as franquias nacionais, a rede começou seu negócio de forma simples. Foi fundada em 1950, por Kalil Nasraui, na esquina das avenidas Ipiranga e São João, em São Paulo.

No local, os paulistanos consumiam o chá produzido pelo próprio Kalil, que podia ser apreciado puro ou misturado com leite, limão, caju ou maracujá. Ir à Casa do Mate, como era chamada, virou tradição. Dessa forma, o sucesso foi tão grande que a empresa manteve por mais de uma década 7 unidades próprias. Mas, em 1991, devido à concorrência, a Rei do Mate foi reestruturada e passou a atuar com franquias.

Resumidamente, Batista contou aos membros da franquia home online que vale a pena em 2020 que chegou a Rei do Mate em 1998. Possuía uma empresa de consultoria e gestão de negócios e passou a prestar serviços a franquia. Atualmente a rede possui 330 unidades, em 80 municípios e em 20 estados brasileiros.

Para o parceiro da Guia-se, ter estratégias bem definidas foi o que proporcionou sucesso e crescimento da franquia Rei do Mate. “Tudo foi possível porque temos muito claro missão, visão e valores da empresa. Temos modelos de negócios em tudo e atuamos em shoppings e hospitais. Mas há lojas de rua que também são muito fortes”, diz. “Por vários vezes fomos premiados no setor de franquias e por trás disso tem muito empreendedorismo e trabalho das pessoas.”

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04. Como empreender e ter bom resultados como franqueado?

Com certeza, empreendedorismo faz da dúvida uma necessidade. Durante a Convenção da Guia-se, Batista salientou que, para ser um empreendedor de sucesso, não é preciso, necessariamente, ser um empresário. “Basta ser simplesmente um empreendedor. Aquele que questiona, inova, soluciona problemas e promove desenvolvimento. Mas, nesta caminhada, é fundamental ainda ter otimismo, ser autoconfiante, ter desejo de protagonismo, coragem para aceitar riscos, resiliência e perseverança”, constatou. “É sonhar com o sucesso do próprio negócio, mas, acima de tudo, acreditar que dará certo.” O sucesso do empreendedor, para Batista, acontece quando ele acredita e mostra-se engajado para fazer acontecer.

Por isso, o diretor da Rei do Mate alertou aos franqueados da franquia virtual de baixo investimento sobre a necessidade de se dedicar ao máximo ao seu negócio. Batista lembrou que, quando um pessoa entra para um sistema de franquia, está alugando a marca para utilizá-la por tempo determinado. “Nesta hora, muitos franqueados podem pensar: por que se esforçar tanto pela marca do outro?”, provocou.

Segundo Batista, porque o franqueado faz parte e também é dono do negócio, mas é necessário ter o “sentimento de pertencer”. O investimento em uma franquia é alto, por isso o franqueado precisa dedicar-se ao máximo para alcançar o tão cobiçado retorno financeiro. “O franqueado antigo precisa mudar sua atitude empresarial frente aos novos desafios. Se não tiver relacionamento de confiança não funciona“, ponderou.

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05. Franquia home based 2020: vale a pena investir no franchising

Primeiramente, vale a pena investir no franchising de baixo investimento? Batista garantiu que sim, durante evento da franquia home-based que vale a pena. Mas desde que o empreendedor esteja disposto a seguir à risca algumas ações. “É preciso ter propósito, aquele te faça levantar todo dia de manhã disposto a fazer valer a pena”, declarou. “Tenha uma metodologia que permite ter padrão. Mas nunca esqueça de ensinar as pessoas a terem esse mesmo padrão, o que é fundamental para o sucesso.” Por último, entenda que parceiro não é fornecedor. “Se seu fornecedor não for parceiro, será necessário trocá-lo”, observou.

De fato, conforme o diretor da Rei do Mate alertou, existem desafios do mercado de franquias no Brasil. Para ele, é um setor complexo e que conta com situações que atrapalham muito o empreendedorismo que vale a pena. O principal desafio então é melhorar a gestão, visto que o brasileiro está pouco acostumado com gestão financeira. Certamente, os novos empreendedores devem estar dispostos ainda a lidar com os consumidores que hoje são multicanais, instrumentalizados pela tecnologia, e principalmente engajados. No geral, procure melhorar os processos, controles e resultados. Para isso, segundo Bastita, é fundamental ter menos custos, mais qualidade financeira e melhor engajamento e participação do franqueado.

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06. Inbound marketing para franquia home-based

De antemão, a franquia home based Guia-se Negócios pela Internet também traz dicas da parceira Sharpspring, por meio do representante Eduardo Correia. Em suma, o especialista falou sobre como tornar-se uma agência de automação de inbound marketing e quais são os fundamentos do inbound marketing lucrativo. Além disso, o especialista lembrou que esta é uma estratégia on-line que visa atrair clientes potenciais de forma voluntária.

Basicamente, a captação de clientes é realizada pelas empresas através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, etc. Correia explicou ainda que a estratégia faz parte do novo estilo de compra do consumidor. “Atualmente, este perfil não quer apenas comprar, antes ele exige informações sobre o produto a ser adquirido. Por isso, busca informações em sites, ouve opinião de outros clientes e, muitas vezes, quando chega para realizar a compra, sabe mais do que o próprio vendedor”, apontou.

A utilização do inbound marketing é muito importante nas franquias home based

Por estes motivos, Correia considera tão importante a utilização do inbound marketing. Ao membros da franquia online barata e lucrativa, o especialista lembrou que, atualmente, as empresas devem atuar como mídias e não simplesmente como televisão, rádio, etc. “É necessário criar audiência em torno de sua empresa para que o consumidor não tenha qualquer dúvida sobre seu produto na hora da compra. De que forma: produzindo conteúdo gratuito para seu cliente, a fim de deixá-lo bem informado sobre seu nicho de atuação”, ensinou. “Dessa forma, podem obter um lead melhor, passam a produzir e-mail marketing, vender  o produto e fazer o pós-venda.  O consumidor é atraído por um conteúdo, por algo que não conhecia. Assim, ele cria um desejo de consumo”, explicou Correia.

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07. Franquia home based 2020: como devem atuar agências digitais

Para exemplificar, Correia dá detalhes ainda aos interessados em uma franquia virtual lucrativa sobre como as agências digitais devem atuar. O especialista salienta  que é fundamental oferecer, além do operacional, serviços de designer e criação. A atuação das agências deve ser pautada no serviço integrado, desde a comunicação interna, passando pelo marketing, até chegar à venda. Dessa forma, além de um serviço organizado, o trabalho será muito mais valorizado pelo cliente. “O foco neste tipo de estratégia tem de estar relacionado a resultados. O cliente não quer ver visibilidade, mas, sim, toda a jornada que foi feita para chegar-se ao resultado”, diz.

Assim, para alcançar resultados com inbound marketing, o parceiro da microfranquia alerta sobre a necessidade de ampliar os serviços oferecidos. “É fundamental melhorar o SEO e as mídias sociais, bem como fazer landing page e otimizar o site da empresa. A agência deverá ainda oferecer e-mail marketing, criar materiais de apoio, e-book e automação de e-mail. Tudo deverá estar ainda alinhado com base na jornal de compra. São necessárias ferramentas e recursos como plataforma de automação de marketing, emissão de relatórios, CRM e business inteligence”, ponderou.

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08. Quem são os consumidores do inbound marketing?

Conforme o parceiro da franquia de marketing digital Guia-se, há no mercado dois tipos de perfis que contratam agências para inbound. O B2B (business to business), que possui ticket médio mais alto, faz buscas no Google, e depende da decisão do diretor para fazer a contratação. E o B2C (business to consumer), que funciona com ticket médio alto e atua nos setores da construção civil, imobiliário e em vendas de veículos. “Em ambos os casos, é ideal trabalhar com contratos de até 6 meses, independente se o serviço é tabelado ou com comissão sobre vendas”, orientou.

Ainda assim, Correia lembra ainda aos membros da franquia home based 2020 que atuar com inbound marketing também tem suas dificuldades. Uma delas, de acordo com o especialista, é que os resultados acontecem a médio e longo prazo. Além disso, outra “dor” desta ferramenta é a importância de contratar pessoas qualificadas para realização do serviço. “É fundamental produzir conteúdo, ‘briefar’ bem o cliente para conhecer suas ‘dores’. Gerar conteúdo é orgânico, tem que aguardar para estar no Google e às vezes seu ciclo de vendas demora”, ressaltou. “São vários pontos que é preciso deixar claro ao cliente, para ele não pensar que tudo ocorre a curto prazo. A maioria dos empresários é muito imediatista.”

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09. Franquia home based recebe dicas sobre Social CRM 

Para melhorar, a franquia em casa Guia-se traz ainda dicas do parceiro Rodrigo Gardelha sobre Social CRM aos franqueados da microfranquia que vale a pena em 2020. De acordo com Gardelha, o Social CRM nada mais é que a evolução do CRM, porém, para o âmbito das redes sociais. O Social CRM tem como objetivo a gestão de relacionamentos com os clientes, bem como estruturar sua comunicação. Para isso, utiliza-se o monitoramento de redes sociais e demais meios de contatos como postagens, mensagens e outros.

Segundo explica aos membros da microfranquia online e lucrativa, o objetivo é criar envolvimento e, principalmente, engajamento com o público. Mas, para isso, é preciso definir algumas ações e estratégias para que seu cliente torne-se autoridade no assunto. Não é falar apenas de coisas, mas, sim, contar histórias.

Franquia home based: saber se posicionar é o primeiro passo

Mas, o primeiro passo em busca de engajamento, segundo o parceiro da franquia home based ou em casa 2020, é saber se posicionar no mercado. É a partir dessa postura que o público criará uma percepção sobre seu cliente. “Tenha um posicionamento claro. O posicionamento é a percepção que o público alvo tem de você. Independente do que você acredita que é, se o público te enxergar de outra forma, significa que a relação não está bem construída, que você não soube se posicionar. Posicionamento não se cria, ele se define, se constrói, é essência”, enfatiza.

Antes de mais nada, saber o momento certo de agir também é essencial para conquistar resultados expressivos no Social CRM. Atualmente, para vender é preciso construir uma relação com o público e, para isso, há o momento certo e o meio certo: basta ter calma e não tentar “enfiar” produtos “goela abaixo” dos clientes. “Entenda Status Quo – é o momento, é o paradigma que estamos vivendo hoje. Não é, e nunca vai ser, a tecnologia o mais importante nesse processo. A tecnologia entra nas nossas vidas unindo pessoas de forma completamente diferente”, diz. “Mas, se você resolver o problema do cliente, ele vai comprar seu produto ou serviço, porque o que ele quer é solução. Por isso, entenda o que é importante para o cliente. As pessoas não compram produtos, elas saciam desejam. Crie desejo.”

Ter planejamento e jamais pular etapas é essencial

Em seguida, o parceiro da franquia virtual barata e lucrativa explica aos membros da franquia home-based que ter planejamento é fundamental nesta relação. É preciso saber para onde se vai e o que quer alcançar. Pois, atualmente, o marketing digital está pautado na integração e no novo modo de pensar das pessoas, que não é mais linear. “A ansiedade de vender é tão grande que muitos pulam etapas. Não procuram entender a necessidade do cliente, para depois fazer a oferta e a venda. Já querem vender”, diz. “Construam relações. Hoje internet é mídia de massa, com poder enorme de construir relações.”

Por fim, Gardelha lembra aos franqueados que o Youtube é o segundo maior buscador do Brasil depois do Google. Por ano, são registradas bilhões de buscas com as palavras “como fazer”. “Quantos atualmente fazem conteúdo para o canal?”, questionou. Por isso, o parceiro da franquia de sucesso e que vale a pena Guia-se Negócios pela Internet orientou a apostar mais em mobile, já que atualmente há um smartphone por habitante no Brasil. Gardelha salienta ainda que o Brasil é o terceiro maior no mundo em usuários no Linkedin, canal ideal para fazer ofertas de parceria de negócios e serviços. “Entenda as lacunas de mercado. Comunicar com o cliente e abordar ele no lugar errado mancha a nossa imagem, tem que saber onde e como fazer”, conclui.

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10. Empreendedor da franquia home based 2020 conta seu case de sucesso 

Empreendedor da franquia home based barata e lucrativa há 5 anos, o franqueado da Guia-se Negócios pela Internet, Anderson Silva conta como conseguiu potencializar sua unidade apostando em gerenciamento de Facebook. O case de sucesso de sua unidade, em Bragança Paulista/SP, é frequentemente mostrado aos franqueados da microfranquia de marketing digital

Sendo assim, Silva revela aos membros da franquia home based 2020 que passou a atuar com gerenciamento ao ver uma deficiência na maioria das empresas, serviços e estabelecimentos. Assim, em suas passagens por alguns comércios e restaurantes, identificou que a maioria não estava engajada na internet. Em suma, alguns até possuíam uma página na rede social, mas não utilizavam tal ferramenta como oportunidade de alavancar os negócios. Estavam na internet, mas sem qualquer método de gerenciamento. Acessavam a página de forma aleatória e com isso a conversão era baixíssima. Resultado: apesar de possuírem site e estarem no Facebook, o conteúdo disponibilizado parecia mais um catálogo virtual.

Suporte da franquia home based lucrativa Guia-se foi essencial

Por outro lado, Silva reconhece ainda que o auxílio da franquia home based 2020 Guia-se foi essencial para seu negócio dar certo. “Nós compramos uma marca e todo o suporte oferecido por ela, como os treinamentos, devem ser muito bem aproveitado”, orienta aos franqueados.

Além disso, ele enfatiza também que a responsabilidade do sucesso de um negócio é exclusivo de quem o administra. Apesar de o Brasil ser o terceiro país em usuários no Facebook (8 em cada 10 brasileiros tem conta no Facebook), é preciso dedicação para prospectar clientes. “Certamente é um negócio de maior ascensão no mundo e que tem muito potencial pela frente. Mas depende do desempenho de cada um para gerir seu negócio. É preciso ir para as ruas e fazer acontecer”, ressalta.

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11. Visão e oportunidade de crescimento na franquia home-based de baixo investimento no Brasil

De antemão, é importante dizer que o Brasil tem mais de 4,5 milhões de empresas ativas. Por isso, o franqueado da franquia home office Guia-se conta que não poderia deixar a oportunidade escapar. Uma de suas estratégias foi pesquisar as empresas antes de visitá-las, identificar de que forma atuavam na internet e já chegar com uma solução. A partir daí, ele criou um método de gerenciamento de Facebook para pequenas empresas.

Com a estratégia, em apenas 30 minutos, os franqueados aprendem como configurar a página de uma empresa e como alcançar engajamento. Além disso, o método ensina ainda como construir a persona, fazer anúncios, sorteios e elaborar ofertas, todo conteúdo com exemplos reais dos próprios clientes. Para completar, o método criado pelo membro da franquia home office lucrativa 2020 oferece ainda três aulas ao vivo. A ideia é que sejam debatidos ainda assuntos como conquistas, rentabilidade e como atrair clientes para o Facebook. “É um momento de tirar dúvidas, analisar a página do cliente e ter ideias”, salienta Silva.

Por acreditar no poder da franquia barata Guia-se e do Facebook, Silva salienta que disponibiliza o curso para os demais membros da Guia-se. A ideia é fortalecer ainda mais o trabalho e serviços oferecidos pelos franqueados. “Se vocês pretendem investir em um curso de Facebook, indico o que é desenvolvido pelo membro de nossa equipe. É a oportunidade de não perder mais negócios”, declarou durante a Convenção o CEO da Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues.

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12. Franquia home based vale a pena: novo mercado de vendas 

A franquia home-based barata e lucrativa traz dicas ainda do especialista Kleber Ramalho, que apresenta aos membros da microfranquia de marketing digital que vale a pena uma visão sobre as mudanças e o novo mercado de vendas. De acordo com o que explica para os membros da franquia home based 2020, as transformações no processo de compra nos últimos anos é irreversível.

Para o especialista, as técnicas e os métodos utilizados para vender já não são mais os mesmos. Os produtos evoluíram com o avanço da tecnologia e, atualmente, possuem outro perfil. Porém, que ocasiona esta transformação é principalmente a mudança na forma de consumo do cliente. Cada vez mais exigente, atualmente ele compra, consome, avalia, e até mesmo influencia na decisão de compra de outras pessoas. Para isso, basta uma simples avaliação na internet para milhões de pessoas definirem se vale ou não a pena fazer determinada compra.

O que o novo mercado de vendas espera de seus profissionais?

Nesta nova era, é fundamental que o profissional da área se adeque às necessidades deste consumidor que busca incessantemente por informações sobre o que está prestes a comprar. De acordo com Ramalho, o mercado já não tem mais espaço para aquele vendedor “falastrão”, que alcançava resultados positivos em suas vendas apenas por ter bom papo. Os tempos são outros e a técnica atualmente já não é suficiente para garantir vendas expressivas. “Hoje quem conduz as negociações é o cliente, pois cabe a ele escutar e fazer indagações acerca de determinado produto ou serviço“, apontou o especialista. “É com a venda consultiva que o profissional terá a possibilidade de proporcionar um experiência de compra satisfatória.”

Por isso, aos membros da franquia em casa barata e lucrativa Guia-se, Ramalho reforça que a função do profissional de vendas não é vender por vender. Pelo contrário, é necessário entender e identificar a real necessidade do consumidor. Dessa forma, na sequência, terá a possibilidade de reconhecer quais são as objeções daquele cliente e desfazê-las. “Para isso, o profissional necessita estar capacitado para atender qualquer tipo de demanda”, salienta Ramalho. “Atualmente, o mercado de vendas premia aqueles que prezam pela atitude. Não adianta ficar sentado e esperar que venham bons resultados.”

Seja um profissional de sucesso dessa transformação

Em primeiro lugar, em busca de se adequar a essas transformações do mercado de vendas, Ramalho salienta aos franqueados a necessidade de se quebrar alguns mitos da profissão. Segundo ele, o profissional precisa encarar a função como uma profissão e não como uma simples ocupação. A partir daí, passará a entender que vender não é uma arte, como muito se propagou no passado, mas sim vender é sinônimo de disciplina. Ramalho reforçou ainda a necessidade de o profissional de vendas se capacitar. “O vendedor não nasce pronto, mas sim busca adequação com base nas exigências do mercado”, pondera.

Ainda segundo Ramalho, o profissional de vendas precisa, ainda, entender e aprender tal atividade na prática. Por isso, é fundamental buscar sempre o máximo de informações possíveis sobre o produto e/ou serviço que é comercializado. Vale a pena ainda se capacitar sempre e aperfeiçoar as técnicas de vendas. Atuar na área comercial significa ainda conhecer melhor as necessidades de seu cliente. Criar um plano de desenvolvimento pessoal e um sistema de gestão para controlar esforços também são essenciais para estar inserido nesse novo mercado de vendas.

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13. Franquia home based barata e lucrativa recebe dicas de Rafael Rez

Aliás, a franquia home based Guia-se Negócios pela Internet também traz dicas  do parceiro Rafael Rez, que participa anualmente das Convenções de Franqueados. Assim, ao falar sobre “Marketing emocional: como me conectar com o cliente”, Rez destaca a importância de trabalhar o lado emocional ao planejar ações de venda, já que o marketing está relacionado a ações de comportamento. Boa parte do consumo das pessoas é movido pela emoção, pela felicidade em estar comprando. Por isso, é preciso provocar este sentimento no cliente e focar em ações para que o cliente final faça a compra movido mais pela emoção que pela razão. Atuar com a questão sentimental do consumidor é tão determinante que o valor pouco interfere. “Quando a emoção pesa, o preço não pesa tanto”, afirma.

Franquia home based: o que leva o consumidor a comprar?

Basicamente, Rez comenta aos membros da microfranquia barata e lucrativa que muitas empresas, para vender, apostam no inbound marketing ou em técnicas de vendas. Por outro lado, se esquecem de trabalhar com o emocional do cliente em busca de resultados mais assertivos. “É preciso entender que o ato de comprar está relacionado ao tipo de mensagem que as pessoas querem transmitir ao mundo sobre elas mesmas”, enfatiza.

De acordo com o especialista, as pessoas são movidas a comprar algo por três motivos básicos: quando necessitam resolver um problema, por isso não podem esperar; por necessidade, e neste caso tem mais tempo para aguardar; e por desejo, quando a pessoa acaba até mesmo pagando um valor mais caro do que realmente vale.

Para exemplificar, Rez enumera razões emocionais que levam o consumidor a comprar motivados. Elas são: para que gostem de mim; para sentir o reconhecimento da sociedade; para estar certo; para se sentir importante; para ganhar dinheiro; para economizar dinheiro; para economizar tempo; para facilitar o trabalho; para se sentir seguro (impulso fundamental), e para ser mais atraente.

Tudo pode ser vendido com bom marketing

Nesse sentido, para deixar mais clara a forma de atuar com base nas questões emocionais dos clientes, Rez deu como exemplo o marketing desenvolvido pela Coca Cola.  “Marketing é sobre contexto, é sobre contar histórias. É o que a Coca Cola faz, conta historias sobre situações que você se sente bem, como num almoço entre amigos, e põe o produto dela naquele contexto. Quando você conta as história certas isso gera emoção no cliente, é a emoção que é registrada no cérebro como memória para marcar o produto”, explica. “Marketing é emoção. Por isso, precisamos tirar as pessoas do estado racional. Porque quando elas estão emocionais ela tomam a decisão de compra mais rápido e depois buscam argumentos para justificar a decisão de compra.”

Para finalizar, Rez mostra ainda a importância de quebrar algumas objeções clássicas na hora de vender. Ele salienta que, muitas vezes, falta confiança do cliente. Por isso, é importante criar vínculo, para que o cliente se sinta seguro. “Faça o cliente confiar em você e no seu produto ou serviço”, diz.

A falta de necessidade também pode ser uma objeção

Nesse sentido, é essencial tornar evidente os problemas que ele virá a ter se não adquirir o produto ou serviço. A falta de dinheiro também é um argumento. Neste caso, Rez enfatiza que se o cliente achar caro, é porque ele não entendeu o real valor que tem naquela oferta. Por isso, é necessário vender o resultado que ele irá trazer. “Falta de pressa é outra objeção, neste caso, lembre o cliente o que o concorrente dele está fazendo para superá-lo no mercado”, orienta. A falta de desejo também pode ser outro empecilho, quando o cliente não percebe que precisa do produto ou serviço. Neste caso, deixe clara a necessidade.

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14. Guia-se celebra 22 anos da franquia home based lucrativa

Como já é tradição, a Convenção Anual Guia-se 2019, principal evento da franquia home based de baixo investimento, foi realizada nos dias 3 e 4 de outubro, com a presença de profissionais renomados dos segmentos de venda e marketing digital. Com o evento, a Guia-se comemorou 22 anos de história. 

Antes de mais nada, o evento marcou também o movimento Onda Azul Guia-se 2019. Por isso, foi voltado tanto para os franqueados de sucesso quanto para clientes e convidados. “Foi a oportunidade única de aperfeiçoar os conhecimentos com quem realmente é referência em marketing digital”, comemorou o CEO da Guia-se Negócios pela Internet, José Rubens Oliva Rodrigues. “Portanto, é um investimento que vale a pena tanto para aprendizado quanto para o crescimento profissional.”

Quem foram os palestrantes?

Como se sabe, a Convenção Anual de Franqueados é o principal encontro da franquia de marketing digital barata e lucrativa. Dessa forma, nada mais justo que trazer profissionais à altura do evento. Por isso, entre os palestrantes, esteve Camilo Coutinho. Ele é especialista na criação de vídeos e há mais de dez anos atua com comunicação online.

Além disso, outra presença garantida no evento da franquia virtual que vale a pena foi a de Rafael Rez. Parceiro da Guia-se, ele é fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica e já atendeu mais 1,1 mil clientes em 20 anos de carreira. Experiência que rendeu ao especialista a publicação do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”.

Cofundador e CEO da Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues também levou seus conhecimentos à Convenção de Franqueados. Assim, já são mais de 20 anos de atuação no segmento de marketing digital e negócios online. Especialista, palestrante e professor de MBA, José Rubens já treinou mais de 320 empresários e empreendedores.

Conheça os demais palestrantes da Convenção da franquia de marketing digital

Além disso, outros três profissionais do segmento marcaram presença na Convenção da franquia de marketing digital de baixo investimento Guia-se 2019. Entre eles, está Alexandre Weimer, especialista em marketing estratégico e vendas complexas. Além disso, também foi indicado como empresário do ano em Concórdia/SC; profissional do ano em marketing e vendas pela ADBV/SC; além de mentor do Startup Weekend e em várias edições e do InovAtiva Brasil desde 2017.

Consultor de marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, Mauricio Zane Filho também esteve na Convenção. Criador do primeiro evento de SEO do país, o especialista já executou mais de 100 projetos e campanhas para marcas como Unilever, Positivo, Hotéis.com, bem como para a OI e Ambev.

Para falar sobre franchising, a Convenção da microfranquia recebeu também André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde janeiro de 2019. Friedheim já foi vice-presidente da entidade no biênio 2017/18 e atuou ainda como diretor internacional e diretor de marketing da associação.

Além de palestrantes renomados, o evento da Guia-se contou com os parceiros mLabs, SharpSpring, Socialrocket, Webfollow, Xtech Commerce, Santander e Bling.

Acesse AQUI e saiba mais sobre a Convenção Anual Guia-se 2019.

 

 

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15. Franquia home-based é foco da mídia virtual

Sem dúvidas, o sonho da microfranquia home-based 2020 pode estar mais próximo do que se imagina. Isso porque a Guia-se Negócios pela Internet é a prova que de trabalhar de casa não só pode, como dá certo. O fato tanto é real que a empresa voltou a ser destaque na mídia referente a esse tema em específico. O portal da revista Exame citou novamente a franqueadora em uma reportagem intitulada “30 opções de franquia para trabalhar de casa”. A matéria saiu no dia 11 de maio, uma semana após a Guia-se ser citada pelo mesmo veículo em uma reportagem com outro foco.

Para exemplificar, a jornalista Mariana Fonseca, da Exame.com, relata que a Guia-se é uma microfranquia home-office de marketing digital. Ela conta que a marca foi criada em 1997 e hoje possui 100 unidades, oferecendo em sua rede serviços como consultoria, criação de site, desenvolvimento de loja virtual, links patrocinados no Google e no Facebook, SEO, e-mail marketing, mídias sociais, hospedagem de dites e e-mails entre outros. “O investimento inicial para a franquia é de 30 mil reais e o faturamento bruto mensal é estimado em torno de 15 mil reais. O prazo de retorno para o investimento é de seis a 24 meses”, diz o texto.

O portal do Terra Economia também abordou o tema franquia home-based com destaque para a Guia-se

Da mesma forma, o portal Terra, no setor de Economia, também publicou uma reportagem no dia 12 de maio com o título “Está desempregado? Por que não tentar franquia virtual que vale a pena?”, na qual ressalta que a modalidade traz riscos menores do franchising e dispensa gasto com aluguel ou reforma de imóvel. O CEO da Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues, foi o entrevistado da matéria, enquanto diretor de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Às vezes não é nem uma opção, é a única saída. O mercado está retraindo, fechando vagas em muitos setores, então fica muito difícil se recolocar. Não dá para saber ao certo quanto tempo você vai ficar desempregado”, afirma o administrador para o Terra.

Para finalizar, a reportagem destaca que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,9% no primeiro trimestre de 2015, a maior dos últimos dois anos. Por isso, usar o dinheiro da rescisão e investir no próprio negócio com uma franquia home-online barata e lucrativa 2020  é uma excelente saída. “Uma rede de franquias conta com um modelo já testado e oferece suporte da franqueadora, que é fundamental para que o negócio dê certo”, enfatiza José Rubens na reportagem. “Se o empreendimento puder ser tocado de casa, sobra mais capital de giro para enfrentar os primeiros meses de operação, quando o negócio ainda está se consolidando”, diz o texto.

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