Franquias online: Franqueados participam de Workshop de Vendas

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Treinamento com o especialista Edison Talarico foi direcionado para que franquias online atinjam sucesso em vendas

O sucesso das franquias online depende – e muito – da força de venda do franqueado. Isso porque, embora a franqueadora ofereça todo o suporte para o serviço, em uma franquia home based o franqueado precisa desempenhar diversos papeis, principalmente o de vendedor. Pensando nisso, a Guia-se Negócios pela Internet promoveu um Workshop de Vendas com o especialista em Marketing, Comunicação e Vendas, Edison Talarico, durante o Mega Partners 2016, realizado no início de março. O objetivo foi traçar estratégias para cada uma das franquias online, em suas diferentes regiões de atuação.

Durante o período da manhã, Talarico fez uma auditoria de vendas com os membros das microfranquias e levantou pontos nos quais o processo pode ser melhorado. Segundo ele, negócios como franquias online precisam ter uma abordagem mais consultiva na venda e ainda devem oferecer algo em troca. “Para vender é preciso dar algo”, diz. “Deixe claro: eu sou mais barato que um vendedor seu e sou seu parceiro.” O especialista orienta que os franqueados procurem clientes em segmentos que sentem o reflexo da crise e dá como exemplos os setores automotivo, imobiliário, pets shop, alimentação, entre outros.

Para ele, é preciso organizar uma agenda semanal de vendas. “Vender não está fácil, então temos que fazer a lição de casa”, afirma. “As franquias online precisam ter agenda semanal de vendas. Dias para garimpar, para analisar o cliente, entrar em contato, agendar reunião. Nem todo o cartão que você pegar vai mandar proposta, mas é preciso fazer um mapeamento e buscar a oportunidade.”

Talarico enfatiza que não se deve visitar o potencial clientes sem pesquisar sobre ele antes, conferir seu site e achar uma oportunidade de abordagem. “Verifique como cada negócio respira e quem, dentro dele, está precisando de ajuda”, orienta. “Quem manda? Quem tem o poder de decisão? Isso é uma informação que fecha o jogo. Nem sempre quem paga é quem decide. Com um pouco de sorte as pessoas conversam e dão a informação que você precisa.”

O próximo passo é agendar a visita, já com uma pré-proposta preparada. “Vá com uma visão de como o trabalho poderá ser realizado. É aí que entra a parte de consultoria”, enfatiza. “Depois você parte para a proposta e negociação. Apresente ao menos três propostas, você indica o melhor caminho, mas é o cliente que escolhe, mesmo que seja o pacote mais barato. Não precisa começar forte, pode ser com um teste. É melhor fechar um contrato menor que nenhum, assim você pode mostrar o resultado e aumentá-lo.”

Após a efetivação e fechamento do contrato, Talarico ressalta a importância de ajudar a treinar quem mexerá com as ferramentas – se for o caso. “Não desplugue do cliente. Ele precisa ganhar dinheiro com o que você vendeu”, fala. “Até mesmo os clientes inativos devem ser visitados novamente pelas franquias online, com a apresentação de novas oportunidades e propostas.”

Talarico ainda aconselha aos franqueados que tenham metas fortes em suas franquias online, com altos valores de faturamento. “Vocês devem querer o limite. Piloto de Fórmula 1 não corre devagar”, encoraja. “Divida sua meta mensal por 16 dias úteis do mês e saiba o quanto você deve conquistar por dia.” No período da tarde os franqueados trabalharam o planejamento de vendas em grupos, traçando as etapas que devem seguir, o levantamento de necessidades dos clientes, a apresentação de proposta, negociação de pacotes de valor e fechamento com modelos de propostas.

Leia mais sobre o Mega Partners 2016.

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By |2018-04-23T11:54:09+00:00março 14th, 2016|Franquias Online e Virtuais|0 Comentários

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