Franquias Online

Principal » Notícias sobre Franquias » Franquias Online

Assista agora a apresentação das Franquias online de Marketing Digital Guia-se!


Quer saber mais? Preencha o cadastro abaixo ou o nosso formulário de perfil.

Franquia Online

Os negócios online remaram contra a maré em 2015 e, muitos deles, cresceram mesmo com a crise político-econômica que atinge o Brasil. São muitas as opções de atuação no e-commerce: lojas virtuais, e-learning, franquias online, etc. E todas têm algo em comum: dependem de uma boa conexão com a internet para funcionarem. Uma pesquisa do Mercado Livre, realizada em parceria com o Ibope Conecta, entrevistou micros, pequenos e médios empreendedores do comércio eletrônico e mostrou que 81% das empresas cresceram 45% em relação a 2014. A pesquisa ainda apontou que 84% dos entrevistados acreditam no crescimento de suas vendas em uma média de 31% em 2016 na comparação com 2015.

E não são só as lojas virtuais e e-commerce que levam vantagem neste novo cenário. Outro segmento dos negócios online que tem crescido é o dos cursos virtuais. Algumas escolas de e-learning, com cursos sobre diversos assuntos, desde mercado financeiro à corte e costura, chegaram a crescer 70% em 2015.

As franquias online são outro segmento dos negócios online que também vêm apresentando resultados significativos no mercado digital. Elas são uma excelente opção de investimento, para quem quer empreender virtualmente, mas não possui um muito dinheiro disponível.

Além de todas as vantagens da franquia convencional, a franquia online não necessita de um ponto comercial específico, gastos com aluguel e funcionários. Basta ter internet e uma linha telefônica para começar a operar, na maioria dos casos.

Quais são as primeiras vantagens ao investir em uma franquia online?

1- Apoio para começar a trabalhar

Abrir um novo negócio exige que trâmites burocráticos sejam cumpridos e isso costuma tomar a atenção e tempo do empreendedor. Com a franquia virtual os processos já estão definidos e todos os passos para a abertura da franquia são claros. Dessa forma, o empresário terá mais tempo para se dedicar a outros pontos importantes do negócio, como treinamentos e planejamento da franquia. Além disso, ele contará com suporte que lhe dará todo o apoio necessário para iniciar os trabalhos.

2- Trabalhar sem sair de casa

O trabalho que deve ser executado pelo franqueado online pode ser exercido de qualquer lugar, inclusive na residência. Basta um computador com internet para que as ferramentas disponibilizadas pela franquia online sejam acessadas e para que o contato com as clientes seja feito. Claro, será necessário sair, eventualmente, para reuniões e visitas.

3- Não é preciso dominar conhecimentos sobre programação

O franqueado pode ter conhecimento sobre programação e Tecnologia de Informação, mas essa não é uma exigência das franquias de marketing digital ou online como muitos pensam. Geralmente, a franquia disponibiliza uma equipe treinada para dar suporte ao franqueado quando a dificuldades técnicas – é o caso da Guia-se Negócios pela Internet.

4- Soluções comprovadas

Atuar em determinados segmentos pode ser uma tarefa árdua para quem está começando do zero e não possui a expertise do setor. É preciso conhecer o público-alvo e desenvolver soluções específicas, o que pode levar muito tempo e dedicação. Com a franquia online, as soluções bem sucedidas já foram testadas e aprovadas, por isso o nível de dificuldade é muito menor.

5- Aprendizado constante

As franquias online costumam investir na capacitação dos franqueados, oferecendo seminários e cursos de forma regular para aperfeiçoar os conhecimentos e aumentar o desempenho da unidade. Muitos desses encontros podem ser presenciais ou no ambiente digital.

Como funciona a franquia online?

As franquias online funcionam da mesma forma que as franquias convencionais, com a cobrança de todas as taxas, como royalties e taxas de divulgação/propaganda. Os cuidados ao escolher a franquia também são os mesmos – é preciso analisar a empresa, o mercado, conversar com franqueados, e ter afinidade com o segmento escolhido – mas com o crescimento do acesso à internet no país, cada vez mais novos empreendedores tem escolhido o modelo online para investir.

É importante que o franqueado saiba que ao entrar em uma franquia home based ou online ele não adquire somente o direito de explorar a marca e seus produtos, a franqueadora deve fazer a transferências de know-how, dar suporte nas áreas de sistema, marketing e logística. Em contrapartida, o franqueado deve seguir regras e padrões, e reportar intercorrências à franqueadora. Ele também precisa participar de treinamentos, encontros e eventos.

Desafios e benefícios

A pouca flexibilidade pode ser um dos desafios da franquia online. Nos sistemas de franquias, o controle sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Isso pode parecer ruim inicialmente, mas objetivo das auditorias é detectar falhas nas obrigações por parte do franqueado, no controle financeiro e na gestão do negócio, que podem estar impedindo o sucesso da unidade. O franqueado precisa ter consciência de que a interdependência mútua entre franquia e franqueadora é uma condição fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Contudo, estar na internet traz dinamismo ao negócio. O fluxo constante e intenso de informações faz com que a franquia online tenha mais chances de ter o retorno do investimento antes do esperado. Com o valor recuperado, a unidade se fortalece e consegue estabelecer um ciclo virtuoso de retorno, e assim se desenvolve de maneira mais eficaz.

Para aqueles que não querem abrir mão do trabalho convencional, a franquia online pode se tornar uma renda extra. Enquanto a franquia tradicional exige dedicação integral, a microfranquia virtual pode funcionar como uma renda complementar, basta atenção e planejamento. Ela pode ser operada em horário alternativos, sem prejudicar a renda principal e a carreira do empreendedor.

Entenda como funcionam as Franquias Online e como esse modelo de negócios está crescendo e gerando renda no Brasil lendo os posts abaixo:

30 08, 2017

Franquia digital define cronograma da Convenção Anual

Franquia de Marketing Digital, Franquia Virtual, Franquias Online|

Evento promovido pela franquia digital Guia-se Negócios pela Internet para os franqueados ocorre de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba/SP A franquia online Guia-se Negócios pela Internet já definiu a programação da [...]

21 08, 2017

Franquia online participa de congresso sobre hosting

Franquias Online, Notícias da Franquia|

Evento com a presença da franquia online Guia-se Negócios pela Internet é considerado um dos maiores em hosting A franquia online Guia-se Negócios pela Internet participou da edição 2017 do Congresso Abrahosting Mercado Digital. [...]

25 08, 2016

Franquia digital realiza SEO Day

Franquia de Marketing Digital, Franquias Home Based, Franquias Online|

Encontro reuniu franqueados para a apresentação de cases de sucesso da franquia digital e discutir melhores práticas de SEO A Guia-se Negócios pela Internet realizou no último sábado, dia 20 de agosto, o [...]

4 08, 2016

Franquias Digitais Guia-se: 10 dicas para aumentar as vendas on-line

Franquia de Marketing Digital, Franquia Virtual, Franquias Online|

CEO reúne as melhores sacadas do Fórum de E-Commerce Brasil 2016 e replica as informações para as franquias digitais O CEO da Guia-se Negócios pela Internet, José Rubens Oliva Rodrigues, esteve no último dia [...]

1 08, 2016

Franquias online traçam metas para o próximo bimestre

Franquias Online, Notícias da Franquia|

Carla Souza Pavão e membros das franquias online em uma das reuniões presenciais na semana passada Reuniões regionais aconteceram em todas as regiões do país e contaram com a participação de quase [...]




Parceiros

Parceiros Rodapé