(19) 3016-1270 | (19) 3894-2490 | 0800-8871155 (horário comercial)

Identidade visual é tema de palestra para as franquias de sucesso

Principal » Notícias sobre Franquias » Identidade visual é tema de palestra para as franquias de sucesso

Especialista explicou às franquias de sucesso que a marca precisa ser  reconhecida e estar na cabeça dos clientes

A especialista em design Karla Garcia palestrou no primeiro dia da Convenção Anual de Franqueados da Guia-se Negócios pela Internet 2016. O evento aconteceu na semana passada, entre os dia 4 e 6 de outubro, em Indaiatuba. Karla falou sobre a importância da marca para os membros das franquias de sucesso e também participou de uma mesa redonda com os franqueados após a palestra.

Segundo a fundadora da agência expressa Design Agora, há dois mitos comuns sobre a identidade visual: a primeira é que somente empresas grandes e com muito dinheiro precisam investir no assunto; o segundo é acreditar que já faz tudo o que precisa, tem uma ótima comunicação nas redes sociais, site e e-mail marketing, porém, sem uma identidade comum.

Karla explicou às franquias de sucesso que é a identidade visual que diferencia uma empresa das demais e a torna reconhecida pelos clientes, desde um cartão de visita, assinatura de e-mail, uniforme/crachá e na internet. “Toda e qualquer empresa tem visual, isso é fato, algo que é percebido pelo cliente dela. Mas será que ela tem identidade? O que é a tal da identidade? Ela é logotipo? Sim, mas não é só ele, o logo é uma representação gráfica que, se bem feita, ajuda a traduzir o quem você é e para quem, mas não para por aí”, esclareceu. A especialista destacou que a identidade não pode ser sazonal, para isso, existem as campanhas e promoções, mas isso não faz parte da marca, e sim de uma ação promocional. “A identidade visual passa um recado e isso é perigoso”, ressaltou.

A marca na internet

Karla lembrou às franquias de sucesso que a partir do momento que sua marca se posiciona nas redes sociais ela será disseminada, voluntária ou involuntariamente, o que pode gerar crises. Por isso, a consistência é importante, ou seja, ser fiel ao seu jeito de atender. A partir do momento que a empresa faz o estudo, desenha a marca e começa a transformar isso efetivamente em identidade, é importante definir cor, tipo de letra e ter códigos para as impressões, para a marca não se perder.

A especialista explicou que  a marca pode ter formas diferentes de se comunicar on-line e off-line, mas ambas precisam conversar. “Uma identidade, dois mundos. Um design para cada mundo. Ter site não é mais opção, a empresa tem que estar na internet”, enfatizou. Karla ainda lembrou que folheto não é e-mail marketing, por isso, não adianta scanear o folheto e mandar por e-mail para o cliente. São formas diferentes de interação e é preciso ter uma linguagem para cada meio, sem fugir da identidade. “Mesmo no digital, é preciso remeter à marca off-line. Os logos têm que ser pensados para os dois mundos, para sobreviver nos dois mundos”, destacou.

“Não é moda, não é teu gosto pessoal, é a tua marca e o que você quer transmitir”

Karla orientou as franquias de sucesso e explicou que se as redes sociais permitem mais informalidade, mesmo nas empresas mais sérias, ainda assim é importante ter mapa de como a marca se comportará nos meios. “Não precisa falar sobre missão e valores. Os meios são diferentes e a linguagem tem que remeter a cada meio”, frisou . Ela ainda passou cinco pontos importantes para a identidade visual:

  • ser facilmente reconhecida para quem compra
  • ser fiel às características da identidade visual
  • testar a identidade nos dois universos
  • utilizar as diferenças dos meios a seu favor
  • explorar as possibilidades complementares de impressão (quantas vezes o cliente vê seu material)

Karla ainda completou dizendo que é fundamental para os membros da franquia de marketing digital participar da convenção. “É uma oportunidade única de receber muito conteúdo bacana, sair da rotina, ouvir as perguntas dos colegas e ter excelentes insights“, avaliou.

Identidade visual é tema de palestra para as franquias de sucesso
4.7 (93.33%) 3 votos

Leave A Comment