(19) 3894-2490 [email protected]

Microfranquias em 2019: AINDA SÃO um bom negócio?

Microfranquias 2019

Saiba o porquê deste modelo de negócio ser tão atrativo e vantajoso para empreender em 2019  

O que é uma MICROFRANQUIA?

As franquias e/ou microfranquias (franchising ou franchise) são atualmente as melhores oportunidades de negócio no Brasil. Não é à toa que diversas empresas já expandiram seu faturamento e atualmente são destaques no mercado, utilizando-se do sistema de venda de licença. Só em 2018, por exemplo, o crescimento de marcas de franquias no Brasil foi de 8%. Em unidades, foram 146.134 mil em 2017, contra 153.704 em 2018. 

No sistema de franquias, independente do segmento, o franqueador (dono da rede) concede aos seus franqueados o direito de utilizar sua marca, patente, infraestrutura, e transfere seu know-how, bem como a distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços. Para isso, cobra remuneração direta ou indireta, conhecida como royalties. Há casos em que franquias e microfranquias também podem ceder outros modelos de atuação. Entre eles, a possibilidade do direito de uso de tecnologia de implantação, bem como administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador.

Ao contrário do que possa parecer, contratar uma franquia ou microfranquia barata e lucrativa não significa um vínculo empregatício. A essência desse negócio está na parceria com a franqueadora, onde cada um deverá cumprir com sua função. Por um lado a franqueadora concederá treinamentos, capacitação e suporte. Por outro, cabe ao franqueado se dedicar ao máximo ao seu negócio e atuar fielmente, com base no modelo proposto pela franquia ou microfranquia de baixo investimento. Isso porque, apesar de ser um negócio rentável, o franchising também tem seus riscos. Por isso é tão importante compreender essa relação entre franqueado e franqueador, para que essa parceria tenha vida longa e seja, acima de tudo, um sucesso em 2019!

 

 

01. O que é e como funcionam as microfranquias em 2019

02. Por que devo investir meu dinheiro em uma microfranquia em 2019?

03. Quais segmentos se destacam entre as Microfranquias? 

04. No franchising não tem crise: duvida?

05. Benefícios de uma microfranquia: você não começa o negócio do zero 

06. Já pensou trabalhar no conforto de casa em 2019?  

07. Microfranquias 2019: lucrativas e com baixo investimento 

08. O suporte que a sua microfranquia necessita 

09. Quais as responsabilidades do franqueador e do franqueado?

10. O que analisar antes de abrir uma microfranquia em 2019

11. Você conhece a Guia-se, a maior microfranquia de marketing digital em 2019?

12. Venha para a única microfranquia com 7 Selos de Excelência da ABF

13. Quer fazer parte do time da Guia-se? Saiba como!

14. Guia-se oferece a melhor estrutura aos franqueados 

15. Em 2019, a próxima microfranquia pode ser a sua! 

01. O que é e como funcionam as microfranquias em 2019

As microfranquias são modelos de negócios que atuam no Franchising, porém com porte menor. Assim, possuem investimento mais baixo que uma franquia. O retorno financeiro até pode ser o mesmo, entretanto, ele ocorre com muito mais rapidez. Atualmente o mercado brasileiro oferece inúmeros modelos de microfranquia que vale a pena. Mas o melhor de tudo é que o valor gasto nesse formato de negócio no Brasil não pode ultrapassar os R$ 90 mil. Investimento que, por sua vez, chega a ser três vezes menor que uma franquia tradicional. Enfim, com certeza um investimento que vale a pena em 2019.

Apesar de atuar sob as mesmas regras que regem as franquias, as microfranquias têm suas peculiaridades. Surpreendentemente esse modelo de negócio praticamente corre na contramão dos demais setores, por isso é destaque positivo no mercado. Quer saber todos os diferenciais que só uma microfranquia de marketing digital de baixo investimento Guia-se tem para você? Então confira todos os benefícios abaixo.

>>> MENU PRINCIPAL

02. Por que devo investir meu dinheiro em uma microfranquia em 2019?

O que realmente torna uma microfranquia atrativa nos dias de hoje é justamente o fato de serem mais baratas e seguras. Assim, são ótimas opções para quem deseja empreender, mas tem menos recursos. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o franchising brasileiro não para de crescer. Mas, segundo o balanço divulgado em março de 2019, essa evolução é impulsionada pela atuação das microfranquias. Sendo assim, o balanço anual do setor mostrou que microfranquias cresceram 8,07% em 2018, no comparativo com 2017.

Esse crescimento foi impulsionado por marcas atuantes do mercado, que passaram a contar com a modalidade de microfranquias. São as chamadas redes mistas. Aquelas, que, além das franquias tradicionais, passaram então a oferecer as microfranquias baratas em seu portfólio. Em 2017 eram 545 microfranquias no total, número que chegou 589 em 2018. Dessa quantia no ano passado, segundo a ABF, 423 (72%) são consideradas puras e 166 (28%) mistas.

Além do crescimento expressivo, a taxa de mortalidade igualmente deve ser levada em conta. A cada ano ela cai, comprovando a eficiência do modelo de negócio. Em 2016 a taxa era de 8,4%, em 2017 foi de 7,2%, e no ano passado caiu para 5,7%. Ou seja, a cada ano, mais microfranquias abrem e menos fecham.

>> MENU PRINCIPAL

03. Quais segmentos se destacam entre as microfranquias?

Que as microfranquias são um destaque no segmento, não há dúvidas. Porém, você já sabe qual a melhor microfranquia barata e lucrativa para o seu investimento em 2019? O último relatório anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz dados importantes. Sendo assim, as microfranquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar estão na ponta do ranking, com 96 redes. Depois vem Comunicação, Informática e Eletrônicos. São 87 unidades funcionando, onde também se incluem as franquias de Serviços de marketing digital, como a Guia-se Negócios pela Internet.

Outro segmento que também está em alta entre as microfranquias é o de Serviços Educacionais, com 83 marcas. Em terceiro lugar vem Serviços e Outros Negócios, com 80 redes. Temos ainda Alimentação (72), Casa e Construção (63), Limpeza e Conservação (36). Na sequência vem Serviços Automotivos (28), Moda (29), Hotelaria e Lazer (12) e Entretenimento e Lazer (3 unidades). Pronto: agora é escolher o tipo de negócio que se encaixa ao seu perfil empreendedor.

>> MENU PRINCIPAL

04. No Franchising não tem crise: dúvida?

O sucesso de uma microfranquia em 2019 está relacionado à evolução do setor de franquias, que segue em crescimento também em 2019. Certamente os números do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano comprovam isso. Na ocasião, foi registrada evolução de 7% em comparação ao mesmo período em 2018. Contudo, o faturamento trimestral de R$ 38.762 bilhões saltou para R$ 41.464 bilhões. No acumulado dos 12 meses, entre o segundo trimestre de 2017 e o primeiro de 2018, o faturamento chegou a R$ 165.190 bilhões. Enquanto que, entre o segundo trimestre de 2018 e o primeiro deste ano, o acumulado ficou em R$ 177,545 bilhões – 7,5% superior.

Resultados positivos também estão presentes na análise feita entre abertura e fechamento de novas unidades. Conforme balanço da ABF, no primeiro trimestre de 2018 o saldo de unidades abertas foi de 2,2% e o de fechadas 1,2%. Já no mesmo período em 2019, o saldo de lojas fechadas foi o mesmo do período anterior (1,2%). Entretanto, o de unidades abertas alcançaram o patamar de 3,7%. Enfim, o momento é para abrir um negócio rentável, sobretudo porque as previsões do setor continuam otimistas para 2019: faturamento de 8% a 10%; crescimento de 1% no número de redes e de 6% no de unidades; além de evolução de 5% nas oportunidades de emprego.

>>> MENU PRINCIPAL

05. Benefícios de uma microfranquia: você não começa o negócio do zero

São vários os benefícios em optar por investir em uma microfranquia online barata e lucrativa. Um dos principais que você não começa a empreender do zero. Mas, nesse tipo de negócio, a sua unidade carrega, desde o início das atividades, todo o know-how da rede. Ou seja, todo conhecimento aprimorado com a experiência. Aliás, é um formato já testado e aprovado no mercado, portanto, franqueado. Com esse suporte você não precisa necessariamente entender do assunto ou ter Ensino Superior para comandar a sua microfranquia que vale a pena.

É o que acontece com os franqueados da Guia-se. Ao tornar-se um membro da microfranquia de marketing digital, o franqueado adquire juntamente toda a bagagem de mais de 20 anos de atuação sólida no mercado. A princípio, até mesmo os trâmites burocráticos de sua microfranquia virtual e online são resolvidos graças ao auxílio da franqueadora.

>>> MENU PRINCIPAL

06. Já pensou trabalhar no conforto de casa em 2019?

Segundo pesquisa realizada por uma empresa de recrutamento com diretores de recursos humanos, o Brasil é o terceiro país num total de 16 onde trabalhar de casa tornou-se comum. Dessa forma, já pensou entrar para esta lista de privilegiados e atuar com a sua microfranquia a partir de sua residência? Isso é possível, pois alguns modelos de franquias e microfranquias baratas funcionam no formato de franquia home-office e franquia home based. Atuando com disciplina e pontualidade, o franqueado terá condições de se dedicar a outros compromissos no dia a dia.

A opção por um desses dois formatos de microfranquia barata e lucrativa também reduz ainda mais os custos mensais. O franqueado praticamente ficará livre de gastos com aluguel de espaço físico e com custos de serviços como internet, água, luz, telefone, etc. Vale a pena lembrar que o formato online, utilizado na microfranquia de baixo investimento Guia-se Negócios pela Internet, significa trabalhar a partir de sua residência. Afinal, em algumas ocasiões será preciso sair para visitas ou prospectar clientes.

>>> MENU PRINCIPAL

07. Microfranquias 2019: lucrativas e com baixo investimento!

Lucrativas e de baixo investimento. Provavelmente esses são os maiores atrativos das microfranquia em 2019. Contudo, para ter esse modelo de negócio rentável você não gastará mais que R$ 90 mil, inicialmente. Esse é o teto máximo estipulado para a classificação das microfranquias no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Entretanto, é possível encontrar no mercado opções em valores ainda menores e, ainda assim, bastante lucrativas. Também existirem opções de microfranquias que não dependen de um espaço físico para atuar, o custo mensal de algumas redes é ainda mais baixo que uma franquia tradicional.

Além de serem negócios de baixo investimento, as microfranquias são consideradas de alta rentabilidade e rápido retorno financeiro. Embora tenha um investimento de menor, não significa que o retorno será no mesmo patamar. Atualmente já existem no mercado microfranquias com faturamentos semelhantes a uma franquia tradicional. Consequentemente, o tempo estimado para de fato começar a lucrar vai depender do segmento de negócio escolhido e da dedicação, foco e disciplina do franqueado. Na Guia-se, por exemplo, uma franquia de sucesso leva de seis meses a 2 dois anos para de fato começar a faturar. O foco, nesse caso, é que a unidade chegue ao faturamento mensal entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Preparado?

>> MENU PRINCIPAL

08. O suporte que sua microfranquia necessita

Alcançar sucesso é o foco de qualquer pessoa que inicia o sonho de abrir seu negócio lucrativo. Portanto, quem investe em franquias baratas e lucrativas, tem esse objetivo bem mais próximo de ser realizado. Isso porque, caberá a franqueadora todo o suporte necessário para que o método de trabalho seja compreendido pelo franqueado.

Veja qual é o suporte que sua microfranquia que vale a pena deverá oferecer:

  • Apoio para a busca e seleção de pontos comerciais (para negócios que necessitem de ponto comercial para operação);
  • Capacitação sobre produtos e serviços da microfranquia barata, bem como processos da operação do negócio;
  • Softwares e outras ferramentas de apoio para operação e gestão do negócio;
  • Consultoria de campo (visitas periódicas a sua unidade da microfranquia de sucesso);
  • Apoio na divulgação da marca e dos produtos e serviços oferecidos;
  • Desenvolvimento e atualização dos conhecimentos e técnicas de operação e gestão do negócio;
  • Negociação com fornecedores frequentes de produtos e serviços, buscando descontos nos preços e condições especiais de pagamentos;
  • Pesquisa, monitoramento e atualização de informações sobre o mercado de atuação das microfranquias de sucesso.

>> MENU PRINCIPAL

09. Quais as responsabilidades do franqueador e do franqueado?

O sucesso de uma microfranquia vai depender muito da dedicação, similarmente do franqueado e da franqueadora. Assim, cabe ao franqueador oferecer um negócio com rentabilidade comprovada, por meio de unidades próprias de sucesso, compatíveis com a operação franqueada. Dessa forma, também é competência da rede buscar sempre inovações, para manter a competitividade de seus produtos e serviços no mercado. Consequentemente, deve prezar pelo desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias eficazes.

O franqueador deve realizar pesquisas constantes, a fim de manter-se informado sobre as tendências do mercado no qual está inserido. E como já foi dito neste texto, cabe ao franqueador transferir ao franqueado todo o seu know-how: conhecimento, habilidades, tecnologia e experiência. Dessa maneira, a rede conseguirá estruturar as operações de suas unidades. Bem como poderá monitorar e assegurar que os padrões de qualidades dos produtos e serviços oferecidos sejam mantidos em toda rede.

Em contrapartida, o franqueado é responsável pelos resultados da sua unidade e por assegurar a gestão do próprio negócio. Como por exemplo, realizar o contrato de colaboradores e a relação com parceiros. Primordialmente, os membros das microfranquias devem ainda remunerar o franqueador por meio do pagamento de royalties e seguir todas as regras do sistema proposto. Cabe ainda ao franqueado todo tipo de contribuição para que o sistema de negócio seja aperfeiçoado, fornecendo feedback com frequência ao franqueador.

>>> MENU PRINCIPAL

10. O que analisar antes de abrir uma microfranquia em 2019?

A escolha de uma microfranquia home based barata e lucrativa é um processo que deve ser realizado de forma cautelosa. Contudo, não deixe de fazer uma análise criteriosa dos aspectos oferecidos pela rede. Confira abaixo nove dicas para não ser enganado e escolher a melhor microfranquia barata e lucrativa para realizar seu sonho de empreender

1 – Escolha o segmento com o qual mais se identifica;
2 – Analise as tendências de mercado deste segmento;
3 – Selecione pelo menos três franqueadoras no setor;
4 – Solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Plano de Negócios de cada uma;
5 – Verifique o tempo de operação de cada franqueadora;
6 – Busque conversar com franqueados (novos e antigos);
7 – Compare as informações fornecidas a você;
8 – Avalie os custos pós-lançamento (estoque, impostos, despesas fixas, royalties);
9 – Ter afinidade com a marca franqueadora é importante, mas decida-se sempre baseado em fatos e dados.

>> MENU PRINCIPAL

11. Você já conhece a Guia-se, a maior microfranquia de marketing digital em 2019?

Está em busca de um negócio altamente rentável e seguro no mercado? Então você precisa conhecer a Guia-se Negócios pela Internet. Com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, a microfranquia barata e lucrativa é atualmente a maior rede de franquias virtuais em marketing digital do Brasil.

As microfranquias online da Guia-se Negócios pela Internet representam uma rede de agências digitais, presente em mais 70 municípios brasileiros. Dessa forma, suas franquias atuam com objetivo de auxiliar empresas e profissionais autônomos na busca por resultados expressivos com conteúdos produzidos para a internet. Desafio que a Guia-se cumpre com eficácia, prova disso é que já são mais de 3 mil clientes atendidos e satisfeitos com os resultados.

>> MENU PRINCIPAL

12. Venha para a única microfranquia com 7 Selos de Excelência da ABF

Há mais de 20 anos no mercados, a microfranquia home based Guia-se possui qualidade em seus produtos e investe em tecnologia de ponta para os seus franqueados. Não é à toa que um dos seus principais diferenciais está nos treinamentos, reciclagens e suporte, disponíveis a todos os seus membros.

Todo esse suporte ao franqueado rendeu a Guia-se, além de excelentes parceiros, a conquista do 7º Selo de Excelência concedido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2019. A chancela, considerada atualmente a maior premiação do franchising brasileiro, foi alcançada pela sétima vez consecutiva. Isso, através de avaliação feita pelos próprios franqueados. Portanto, a Guia-se é hoje a única franquia de agência digital do Brasil a conquistar este posto.

>>> MENU PRINCIPAL

13. Quer fazer parte do time da Guia-se? Saiba como!

Para fazer parte do time de microfranquias digitais da Guia-se o franqueado encontra duas possibilidade para iniciar seu negócio. A primeira é a Franquia Expressa, indicada para investidores que ainda não possuem experiência em marketing digital ou desenvolvimento de projetos. Já o segundo modelo de microfranquia barata e lucrativa para 2019 é destinado a empreendedores que possuem conhecimento e experiência no marketing digital. Neste caso, as microfranquias digitais possuem o formato de Franquia Developer.

Independente da opção escolhida, o franqueado tem a garantia de receber todo o suporte disponibilizado pela Guia-se. Enfim, são treinamentos e capacitações que apenas as melhores franquias de marketing digital podem oferecer. Seja através do atendimento online; presencial, durante eventos realizados mensalmente e anualmente, ou até mesmo nos treinamentos e reciclagens realizadas constantemente pela franquia digital. A partir das capacitações, os membros da franquia de serviços digitais estarão plenamente aptos a prestarem todos os serviços oferecidos pela Guia-se. Invista com tranquilidade de que dominará o negócio!

>> MENU PRINCIPAL

14. Guia-se oferece a melhor estrutura aos franqueados

A Franquia Virtual barata e lucrativa Guia-se Negócios pela Internet preza ainda pela receptividade aos seus franqueados. Por isso oferece toda comodidade e conforto durante os treinamentos. Assim, em 2014 inaugurou sua nova sede em Indaiatuba-SP, cidade onde a microfranquia de baixo investimento foi idealizada. O espaço fica numa área privilegiada do município, próximo ao Parque Ecológico, considerado o principal cartão postal da cidade.

A sede própria fica localizada na torre Business, do complexo empresarial Office Premium. O empreendimento possui quatro salas para colaboradores e uma para treinamento dos franqueados. Além disso, a sede da Guia-se conta ainda com auditórios de uso comum no prédio, os quais são utilizados para eventos de grande porte. Situado bem próximo ao Centro de Indaiatuba, o prédio onde se encontra a sede da franquia virtual Guia-se possui vagas de estacionamento, bem como rede wi-fi banda larga, recepção para controle de acesso e um heliponto.

>> MENU PRINCIPAL

15. Em 2019, a próxima microfranquia pode ser a sua!

A Guia-se, destaque entre as melhores franquias online de marketing digital, está praticamente nos quatro cantos do Brasil. Dessa forma, hoje já são mais de 100 unidades espalhadas em 18 estados brasileiros. São microfranquias que prestam serviços para mais de 3 mil clientes, em 70 municípios. Inegavelmente uma marca consolidada no mercado. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, 19 unidades já foram inauguradas em todo o território nacional. Que tal em 2019 abrir uma microfranquia aí na sua cidade?

>>> MENU PRINCIPAL