Omnichannel é tema de palestra na Convenção da Guia-se

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Maya Sandoya explicou conceito em alta no varejo brasileiro para membros da franquia home based

A franquia home based Guia-se Negócios pela Internet recebeu a consultora de e-commerce do Grupo Planet Girls Maya Sandoya  no primeiro dia da Convenção Anual de Franqueados de 2017. O tema apresentado pela especialista em canais de comunicação e vendas foi “Omnichannel”, ou seja, a integração de diversos canais de vendas para uma mesma marca. O evento contou com a presença de parceiros e membros da franquia de marketing digital.  A Convenção é o principal evento realizado pela microfranquia e aconteceu de 4 a 6 de outubro, em Indaiatuba/SP, cidade sede da Guia-se.

Durante o evento com membros da franquia home based, Maya esclareceu de que forma o Omnichannel impacta o varejo brasileiro e por que vem sendo muito utilizado pelas marcas que querem vender mais. Segundo a consultora, tal conceito consiste em integrar, de forma coerente e absoluta, o processo de compra do consumidor e otimizar suas experiências em diferentes canais. Seja na loja física, pelo notebook ou via aplicativo no tablet ou celular. Maya reforçou ainda que varejistas precisam estar preparados e ter background focado no e-commerce e na experiência dos consumidores. “Uma loja não pode ter um conceito, as redes sociais outro e o site outro, como se fossem para
clientes diferentes”, explica.

Maya salientou ainda que tal conceito faz parte da evolução do varejo. A versão atual é  a 4.0 e preza pela transformação digital. “A mudança já aconteceu e o que importa agora é o que será feito daqui para frente. Um bom exemplo é o serviço do Waze. Não importa se ele é on ou off, mas sim que me leve ao meu local de destino. Estamos falando de um meio digital, mas que me leva fisicamente do ponto A para o B”, exemplificou. “O mesmo acontece com a Amazon Go. Você entra na loja, acessa o aplicativo, e faz suas compras sem ter que passar no caixa e/ou pegar filas”, salienta.

Como funciona o conceito na prática

Os membros da franquia home based Guia-se Negócios pela Internet foram orientados para que o conceito de Omnichannel realmente seja um aliado na prática. O primeiro passo, segundo Maya, é a padronização dos preços. Independente se o produto está sendo comercializado na loja física, na internet ou via telefone. O atendimento também deve ser padrão entre os pontos de contato. Para isso, deve haver integração entre o sistema da loja, SAC, redes sociais e outros meios de comunicação. Uma ação positiva é permitir que o consumidor compre no e-commerce e possa trocar o produto na loja física. “O problema é que tal benefício ao cliente pode esbarrar em questões tributárias e fiscais. Isso deve ser analisado, mas se for possível é uma vantagem”, explicou.

Maya orientou ainda, caso haja intenção em investir, realizar a integração dos estoques. Segundo ela, muitas lojas utilizam estoques das unidades próprias e franquias para vender na internet. O problema é que corre-se o risco de o cliente ver o produto na internet, mas não encontrá-lo na loja física. É fundamental ainda utilizar informações do e-commerce para vendar na unidade física, e vice-versa. “O cadastro do cliente que compra pela internet deve ser compartilhado com a loja física. O ideal é não ter mailings separados e sim focar no cliente, independente de onde ele se cadastrou. Essa integração também requer análise de dados, para que seja criadas ferramentas que possibilitem identificar o perfil desse cliente, porque na loja o cadastro é por CPF e no e-commerce pode ser apenas por e-mail. Integrar todas as informações dá trabalho, mas é importante.”

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By |2018-04-23T11:52:56+00:00outubro 11th, 2017|Franquias Home Based, Notícias da Franquia|0 Comentários

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