Parceiro da franquia de marketing digital Guia-se realiza hangout sobre novas regras do ICMS

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FRANQUIA

Leandro Markus e Guru Pessanha no hangout sobre ICMS para membro da franquia

Franquia incentiva membros a conferirem as dicas da Xtech Commerce e do contador Leandro Markus sobre novas regras do ICMS

A Xtech Commerce, parceira das franquias virtuais Guia-se Negócios pela Internet, especializada em plataformas para e-commerce e lojas virtuais, realizou no último dia 4 de fevereiro, um hangout com o contador Leandro Markus, da MS Soluções Contábeis, sobre as novas regras do ICMS para vendas realizadas entre estados.

No vídeo, o Guru Pessanha faz perguntas ao contador sobre as principais informações e dicas para que os lojistas virtuais possam se adaptar as mudanças na tributação sem prejuízos. A franquia digital disparou um e-mail para todos os franqueados com o link para a transmissão ao vivo.

franquia Segundo o contador, o Convênio ICMS n°92/15 trouxe uma série de mudanças, entre elas a partilha da tributação entre o estado de destino e estado de origem para vendas realizadas entre estados brasileiros. “Antes o estados de destino não viam esse dinheiro. 

Os estados da região nordeste perceberam que estavam perdendo rios de dinheiro ao não cobrar o ICMS dessas operações. Com isso, foi criado o convênio 92 com a prioridade de amenizar essa situação”, explica Markus. O contador afirma que o impacto para o e-commerce foi muito grande porque eles não estavam preparados para se adequar a essa novo regra, principalmente, porque a maioria das lojas virtuais são pequenas e não possuem departamento contábil ou administrativo, por isso não consegue acompanhar a legislação tributária – é o caso de muitas lojas virtuais desenvolvidas por unidades da franquia digital.

“O que aconteceu, no dia 4, primeiro dia útil de janeiro, foi que muita gente parou e não conseguiu emitir nota. Quem conseguiu viu sua mercadoria ficar presa na barreira fiscal”, conta. Para Markus, além do impacto burocrático causado pela nova regra, outras mudanças como o aumento das alíquotas do ICMS dos estados e a instituição do Fundo de Combate à Pobreza também dificultaram as ações dos e-commerce neste começo de ano.

“Mais de 20 estados aumentaram a alíquota e mais de 14 instituíram o Fundo de Combate à Pobreza”, lembra. Guru Pessanha pediu ao contador dicas importantes tanto para os franqueados quanto para os clientes da franquia de marketing digital. Markus explicou que, como a medida já está valendo, não há outra opção senão aprender e executar o que for necessário para continuar vendendo. Segundo o contador, a primeira ação é mapear todas as alíquotas para ter uma situação real de quanto será necessário mexer o preço de cada produto para ter um parâmetro.

“O CEP é essencial para definir o preço, já que as alíquotas entre os estados são diferentes”, observa Markus. Depois é preciso realizar o cadastro de contribuinte substituto nos estados de destino das vendas. “Na maioria dos estados dá para fazer on-line, mas alguns como Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Sul  e outros não aderiram ao cadastro simplificado pela internet. Dessa forma, não será necessário recolher a tributação em cima de cada guia, mas será necessário enviar as informações mensalmente e cumprir com as obrigações de cada Estado.

“Mapeie os Estados onde você mais vende e abra o cadastro nestes para não precisar recolher em cima de cada operação”, explica Markus. O contador ainda afirmou que o Fisco deu um prazo de 6 meses para os e-commerce se adaptarem à nova regra, mas que é importante não deixar para fazer a adequação em junho ou julho. “Uma multa tributária, hoje em dia, pode acabar com a sua empresa. Temos casos em que a multa tributária supera em 10 a 15 vezes o faturamento da empresa”, conta. Assista ao vídeo completo e confira todas as dicas.    

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By |2018-04-23T11:54:11+00:00fevereiro 8th, 2016|Franquia de Marketing Digital|0 Comentários

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