Planejamento estratégico alavanca negócios

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Felipe Morais abordou importante tema para microfranquia 2016 na última Convenção de Franqueados da Guia-se

Os palestrantes da 5ª Convenção Anual de Franqueados da Guia-se Negócios pela Internet – evento realizado em outubro em Indaiatuba/SP para mais de 100 franqueados – também abordaram temas importantes para a microfranquia 2016. Esse foi o caso de Felipe Morais, especialista e autor do livro “Planejamento Estratégico Digital”, que falou sobre a necessidade do planejamento em um negócio on-line e sobre estratégias para elaborar campanha de marketing digital mais eficazes.

Morais enfatiza que grandes marcas fazem grandes planejamentos de suas campanhas de marketing. E essa é uma dica valiosa para os membros da microfranquia 2016 da Guia-se, planejar com antecedência a estratégia para seus clientes. “Facebook e Twitter e qualquer outra rede social sem planejamento não dará resultados. Essas são ferramentas e não estratégias. Se eu não sei quem é o público alvo eu quero atingir, vou colocar o que no Facebook?”, questiona. “Por outro lado, quanto mais se conseguir gerar uma boa experiência para o cliente mais ele será fã da marca.”

O especialista lembra que planejar é achar a ação criativa para o problema, embora a grande maioria dos clientes não saibam quais são seus problemas. “Para eles, o problema é apenas que não vendem, mas o problema não está em não vender, está na força de venda”, ressalta. “É por isso que um bom planejamento tem de percorrer longos caminhos atrás da informação. Boas ideias não estão no papel, estão na rua, porque o papel aceita tudo. É preciso entender pessoas, a cabeça do ser humano.”

Morais afirma que o cérebro humano não resiste a uma novidade, por isso, na microfranquia 2016 é preciso inovar não para agradar o cliente, mas para agradar ao público final dele. “É comum ter insights passeando com cachorro, tomando banho, dirigindo, ou seja, nos momentos de relaxamento e não quando se está no notebook ou no celular. A mente se expande em lugares abertos e a grande ideia vai vir no domingo à tarde limpando a churrasqueira, desde que de segunda a sexta-feira você tenha estudado o cliente”, orienta.

O especialista dá o exemplo, para ficar mais claro: vender um carro modelo 1.0 falando que ele é econômico não vai chamar a atenção de ninguém, porque é óbvio, não há novidade. “Atendi uma escola de inglês com mais de 50 mil curtidas na fanpage do Facebook. Os últimos 10 posts dele tinham cerca de 15 curtidas, sendo 5 da equipe de marketing. Isso significa que ele não estava falando com o público dele. O que era postado na fanpage não inspirava”, ressalta.

Morais comenta que o Brasil é o segundo pais com pior atendimento do mundo, só perde para o Japão . É por isso que o profissional de marketing digital precisa ser um consultor de negócios. “Fazer layout o sobrinho faz, mas sem planejamento estratégico não se faz boas campanhas”, afirma. “Porque a boca mente para dizer que ficou bom, o cérebro não.”

Ele dá ainda uma informação importante para se trabalhar na microfranquia 2016. Atualmente, no Brasil o mobile é primeira tela vista pelo público e a TV é a segunda. “Hoje o principal concorrente da Globo não é SBT e a Record e sim a internet, o Netflix. E as empresas, erroneamente, ainda direcionam mais verba de marketing para TV que para a internet. O consumo de mídia mudou e os clientes precisam entender isso”, fala. “É por isso que, além de planejar precisamos inspirar. Em época de crise as empresas então limpando os quadros, quem não entrega cai fora. Os que inspiram não estão apenas empregados, então muito bem empregados.”

Felipe encerra com a frase se Carmine Gallo: “Se você não for capaz de inspirar ninguém com as suas ideias, não faz diferença se essas ideias são geniais ou medíocres.”

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By |2018-04-23T11:54:31+00:00novembro 21st, 2015|Microfranquias|0 Comentários

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