Cenário do varejo on-line é apresentado pelo Google no Mega Partners Guia-se

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Emanuel Elandivar do Google EUA e Carol Alencar do time de Conselho de Agências, no Mega Partners 2015

Equipe participou de evento para franqueados e abordou varejo on-line no Brasil e no Google em palestra

O cenário do varejo on-line brasileiro e dentro do Google foi tema da palestra do Google no Mega Partners 2015. A equipe da empresa esteve na sede da microfranquia Guia-se Negócios pela Internet, em Indaiatuba/SP, no dia 6 de março, último dia do evento anual que contou com a participação de 40 franqueados da rede. Carol Alencar, estrategista de contas que faz parte do time do Conselho de Agências, e Emanuel Elandivar, do controle de qualidade do Google na sede dos Estados Unidos, abordaram ainda a o suporte on-line para campanhas de Google Adwords.

Carol lembra que o “mundo está on-line” e que o varejo on-line no Brasil tem previsão de faturar R$ 43 bilhões em 2015. “A tendência é a evolução deste setor e as empresas, comércios e serviços precisam estar conectados. Eles não podem ficar fora disso”, ressalta. Ela comenta que, em 2009, 17,6 milhões de usuários compraram algo pela internet e no ano passado esse número saltou para 61,6 mil usuários. “O número equivale a pessoas que compraram pela internet, e não a IP’s (Internet Protocol – Identificação de cada dispositivo)”, diz. “Algum deles quer comprar o produto do seu cliente.”

A estrategista recorda ainda que a Black Friday representou 20% das vendas faturadas pelo varejo-online brasileiro em 2014 e que, no mesmo ano, o Dia do Consumidor Brasil, realizado em 19 de março, faturou R$ 174 milhões, com tendência de crescimento para R$ 278,3 milhões em 2015. “A categoria mais vendida foi moda e acessórios, segundo o relatório do E-bit, mas há espaço para todos os setores”, analisa. “Só que não adianta entrar no mundo do e-commerce como todo mundo. Tem que ter um diferencial. O Google levantou que o frete grátis, por exemplo, é um dos diferenciais que mais dá resultado e converte em vendas.” Carol abordou ainda a questão do aumento de compras dos internautas brasileiros em sites do exterior. “Precisamos pensar por que os clientes estão buscando produtos fora. Será que nossas campanhas estão eficientes?”

Quando o assunto é varejo on-line via mobile, ela enfatiza que as compras cresceram e não foram através dos APP’s (aplicativos para smartphones e tablets) e sim pelo próprio navegador. “Vender um site responsivo ao seu cliente é importante, se não ele fica fora do mercado. Levantamos que a rejeição à página, caso ela não seja adaptada ao mobile, é grande.”

A estrategista ainda falou sobre o varejo on-line dentro do Google e contou que as buscas pelo site de pesquisas cresceu 28%, de acordo com levantamento do 4º trimestre de 2014, sendo que o aumento de pesquisas só por smartphone foi de 166%; no tablet de 22% e no desktop de apenas 5%. “Uma em cada três visitas a um site de varejo é via Google”, afirma. “Detectamos ainda que os usuários que as lojas virtuais captaram no Black Friday e que tiveram boa experiência na compra voltaram a comprar no Natal. Por isso, são importantes as campanhas de remarketing.”

Carol falou também sobre o Google Merchant Center, ferramenta que ajuda a enviar dados da loja e os produtos para o Google e a disponibilizá-los no Google Shopping, o que permite que os compradores encontrem o produto de forma rápida. “Anúncios com foto ao lado têm uma chance maior de conversão em venda, porque o internauta vê a imagem, o preço e só clica no site se realmente quiser comprar”, esclarece.

Por fim, a estrategista lembrou que o Google quer estar mais próximo das agências e ajudá-las a estarem mais on-line, através do Grupo de Novos Negócios, que atende partners como os franqueados da Guia-se. “Podemos ajudar na elaboração de propostas de campanhas de Adwords, definições de estratégias, dados de mercado, solicitações de boletos pós-pago e até em reuniões entre agência e cliente no Google.”

Sobre a participação no Mega Partners 2015 da franquia de marketing digital, Carol declarou que o objetivo é fomentar o mundo on-line da agência e agregar valor, disponibilizando o time de consultoria do Google aos franqueados.

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O diretor presidente da Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues, com a equipe do Google

 

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By |2018-04-23T11:55:30+00:00março 23rd, 2015|Notícias da Franquia|0 Comentários

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