Marketing digital imobiliário está aquecido no Brasil

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Gustavo Zanotto, especialista em marketing digital imobiliário, dá dicas aos franqueados da Guia-se durante Convenção Anual

O marketing digital imobiliário é um grande foco da microfranquia Guia-se Negócios pela Internet, que possui até mesmo uma parceria com a ferramenta específica para sites nesta área. Pensando na capacitação contínua dos franqueados para melhor atender o setor e atrair mais clientes deste mercado, a 5ª Convenção Anual, realizada em outubro em Indaiatuba/SP, contou com a participação do especialista Gustavo Zanotto. Diretor de Inteligência Digital da IZIMOB, empresa de consultoria de projetos de marketing digital para o mercado imobiliário, Zanotto tem 14 anos de experiência e é reconhecido hoje um dos grandes nomes no ramo.

Ele iniciou a palestra explicando que o mercado imobiliário se acostumou a fazer a mesma coisa que faz há mais de 30 anos e foi o último setor do Brasil a incorporar a internet em suas ações. “É um mercado que tem maneira uma ultrapassada de conversar com clientes, embora o comportamento deles também tenha mudado. Há 10 anos os clientes olhavam 25 imóveis antes de tomar a decisão, agora olham três”, comenta. “Em contrapartida, o mercado imobiliário na internet está bombando, super aquecido.

Para se ter uma ideia, 16% de tudo que as pessoas fazem no celular é busca sobre empreendimento imobiliário. Mas, enquanto nos Estados Unidos 60% da verba de marketing é para a internet, no Brasil a média ainda é 3%.” Zanotto enfatizou aos franqueados que é preciso entender de mercado imobiliário para internet e não de internet para mercado imobiliário, para fazer um bom planejamento de marketing digital. “Não é o clique do Google, do Facebook ou o disparo de E-mail Marketing que converte, é a forma como você consegue entender o cliente”, fala. “O grande erro de se trabalhar marketing digital no mercado imobiliário é que acabamos pensando no produto, mas é a empresa que tem que pensar o produto, nós temos que pensar na empresa.

Nosso trabalho não é vender o imóvel, mas a solução de negócio. Não basta atrair o cliente, tem que atrair, gerenciar, monitorar e converter.” O especialista questiona se o marketing digital serve para vender apartamento e ele mesmo responde: não! Serve para criar um gestão eficiente de relacionamento com o comprador de imóveis, que um dia vai gerar o lead. E, para tudo isso funcionar, é preciso que a empresa mantenha um relacionamento com o cliente. “É necessário preparar a força de vendas antes. O teu sucesso na internet passa antes pela mão do corretor”, afirma. “Facebook é marca, é relacionamento. A rede social sozinha não funciona, ela ajuda você a manter o cliente aquecido.

Já se perguntou o que leva as pessoas a curtirem uma fanpage? Não é pelo produto e sim pela informação. Por isso é importante que você analise se vende internet ou experiência com o usuário.” Gustavo orienta os franqueados que, mesmo que se atenda diversas contas de setores diferentes, é preciso aprender de cada negócio, estudar e ter foco no mercado para realizar a campanha de marketing digital com sucesso. “Por exemplo, o comprador deixa rastros na internet, como no Google Trends, que dá para levantar se na região estão pesquisando mais aluguel ou venda, e oferecer ao cliente de trabalhar com essa informação.

Vendemos melhor a ferramenta quando temos a informação e inteligência”, fala. “Existem muitas possibilidades de negócios através do marketing digital, só precisamos enxergar a oportunidade onde as pessoas não enxergam. Aonde o cliente encontra mais informação sobre o produto? Não é na revista, nem na propaganda de 30 segundos na TV, é na internet. Por isso o marketing digital tem que estar bem preparado e as redes abastecidas de informações.”

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By |2018-04-23T11:54:26+00:00novembro 26th, 2015|Franquia de Marketing Digital|0 Comentários

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